Topo

Bala na Cesta

Final Four da NCAA masculina está definido - adivinha quem chegou lá?

Fábio Balassiano

30/03/2015 02h31

calipaJá está pronto o Final Four da NCAA masculina na temporada 2014/2015. Em jogos espetaculares no sábado e domingo as quatro melhores universidades foram conhecidas e jogarão no próximo fim de semana em Indianápolis (semifinais no sábado e decisão na segunda-feira).

No sábado Wisconsin, do veterano técnico Bo Ryan, fez 85-78 (29 pontos e seis rebotes do promissor Frank Kaminsky) e chegou pela segunda vez seguida entre os quatro melhores da NCAA (um feito e tanto). Para "azar" da equipe, do outro lado na semifinal do próximo sábado estará Kentucky, que sofreu, mas bateu Notre Dame por 68-66. O time de John Calipari (foto à direita), no quarto Final Four nos últimos cinco anos, tem 38 vitórias na temporada, nenhuma derrota e pode se tornar o primeiro da história a ganhar o campeonato com 40 triunfos e nenhum revés. Será, sem dúvida, um jogaço de bola.

coachk3No domingo, Michigan State, do excelente treinador Tom Izzo, surpreendeu Louisville ao vencer o time de Rick Pitino por 76-70 para chegar ao seu 1º Final Four desde 2010. Na semifinal enfrentará (adivinhem!) Duke, que encontrou dificuldade com Gonzaga no 1º tempo (31-26), mas depois bateu o rival por 66-52 com 4 de seus 5 titulares com 10+ pontos (o único que não conseguiu foi o que está cotado para ser um dos primeiros do próximo Draft, o pivô Jahlil Okafor).

coach4Mais um feito para este treinador incrível chamado Mike Krzyzewski. Aos 68 anos, Coach K chegou pela décima-segunda vez ao Final Four (todas por Duke), igualando a marca de John Wooden, outro lendário técnico do basquete universitário.

Faltam elogios para descrever a carreira e o trabalho de Coach K em Duke de modo particular e no basquete mundial de modo mais amplo. Chama a atenção o fato de o cara se manter motivado mesmo já tendo conquistado tudo, e seu sorriso ao cortar a redinha no final da partida de ontem foi pra lá de emocionante também.

coachk1O Final Four desta temporada terá quatro excepcionais treinadores (Bo Ryan, Tom Izzo, John Calipari e Coach K), mas nenhum chama mais a atenção que o técnico de Duke.

O último título de Duke foi em 2010 (venceu Butler na final por 61-59), num time que tinha Kyle Singler e Nolan Smith. Embora não seja mais um título (ele já tem quatro) que mude algo na carreira dele, seria muito legal ver Coach K colocando mais um troféu em sua estante. Kentucky segue como grande favorita a conquista, mas nunca é bom descartar Duke e seu excepcional treinador.

Quem será que leva o título da NCAA na próxima semana? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.