Topo

Bala na Cesta

A última vaga do playoff no Oeste - quem vence a disputa?

Fábio Balassiano

27/03/2015 08h57

hawksFaltando pouco mais de 10 jogos para o final da temporada regular da NBA (os playoffs começam em 18 de abril, aliás), a maioria das vagas aos playoffs está bem encaminhada tanto em Leste quanto em Oeste.

No Leste o Atlanta (foto à direita), o Cleveland, o Toronto e o Chicago já se garantiram matematicamente no mata-mata. O Washington Wizards, mesmo caindo pelas tabelas alucinadamente, está quase lá, com os Bucks, em um brilhante trabalho de Jason Kidd como técnico, a um pequeno passo também. Miami, Boston, Brooklyn, Indiana, Charlotte e até Detroit (27-44) ainda têm chances, mas o nível é tão baixo na conferência que até desanima de comentar. Para vocês terem uma ideia, apenas os três primeiros possuem mais de 60% de aproveitamento em suas campanhas (no outro lado os sete melhores têm 62% ou mais).

west2No Oeste é que o bicho vai pegar mesmo. Golden State, Memphis, Houston, Blazers, Clippers, Spurs e Dallas estarão no mata-mata (a não ser que aconteça uma tragédia – principalmente com os Mavs), restando apenas uma vaga no playoff da conferência mais forte da NBA. Oklahoma City Thunder, New Orleans Pelicans e Phoenix Suns estão na disputa. Vamos a alguns detalhes:

a) Oklahoma City Thunder -> O time de Russell Westbrook (foto ao lado) tem 41-31 e leva vantagem em relação aos dois rivais. Mas sua tabela não ajuda muito. São cinco jogos fora de casa, e e duelos contra alguns adversários bem complicados. A partir de amanhã há uma sequência com Jazz, jogando bem nas últimas semanas, o próprio Phoenix, Dallas, Memphis, Houston e Spurs em uma só tacada. Se passar bem por ela tem tudo para chegar a pós-temporada, já que seus últimos quatro jogos serão contra Sacramento, Indiana, Portland e Minnesota.

jeff2b) Phoenix Suns -> Com 38-34, a franquia mudou 465 peças no dia final das trocas da NBA mas mesmo assim se manteve brigando pela vaga final do Oeste (isso com Brandon Knight lesionado em boa parte dos jogos). Só que o calendário do time de Jeff Hornacek (o técnico) é pra lá de complicado. Os nove duelos restantes são contra (respire!) Portland (duas vezes), Golden State, Utah, Atlanta, Dallas, New Orleans, Spurs e Clippers. Uma pedreira atrás da outra. Não sei, sinceramente, se os Suns aguentam o tranco…

davis1c) New Orleans Pelicans -> O time do craque Anthony Davis (foto ao lado) é o grande azarão desta briga. Não pela campanha (37-34), mas pelo elenco que tem conseguido muitas vitórias que pouca gente esperava. E nesta reta final os Pelicans são os que têm a tabela mais tranquila dos três, vejam só. São cinco jogos contra times eliminados (Minnesota duas vezes, Sacramento, Lakers e Sacramento) e outros cinco contra rivais (aí sim) bem fortes (Warriors, Blazers, Houston, Suns e Spurs). A vantagem da equipe de Monty Williams é que Warriors, Suns e Spurs são em casa, onde a franquia tem 23-13.

E aí, quem você arrisca que ficará com a oitava e última posição do Oeste? O Oklahoma mesmo? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.