Topo

Bala na Cesta

Os candidatos a MVP da NBA - quem leva o troféu?

Fábio Balassiano

16/03/2015 12h30

trio1Faltando pouco mais de 15 jogos para a temporada regular há muita coisa ainda em disputa na NBA: a liderança das conferências, as últimas vagas dos playoffs no Oeste e no Leste, o mando de quadra da pós-temporada e também a disputa pelo prêmio de jogador mais valioso do campeonato. Dos outros temas falarei mais adiante. Hoje é a vez do MVP aqui.

lebronEm primeiro lugar, vamos ao básico: a escolha deve ser para o melhor jogador da temporada 2014/2015 da NBA (e não para o melhor jogador do planeta). Se fosse apenas pelo critério técnico da coisa, LeBron James paparia o troféu todo ano há alguns anos. Neste campeonato a fera do Cleveland continua jogando muitíssimo bem (médias de 26 pontos, 7,4 rebotes e 5,8 assistências), está guiando a franquia a segunda posição do Leste depois de um começo claudicante e tem conseguido colocar seus companheiros em boas condições de arremesso como fazia no Miami (vide as recentes atuações de Kyrie Irving, que tem sabido aproveitar os espaços deixados pelas dobras na marcação a LBJ). Na minha opinião, porém, há três atletas (James Harden, Stephen Curry e Russell Westbrook) jogando mais que ele no certame. Não dá para descartar LeBron, não dá para tirá-lo da equação, mas eu não daria o prêmio a ele, não.

marcAntes de falar do trio, pensei em colocar alguém do Atlanta. Mas não vi como (feliz ou infelizmente). Os Hawks jogam o basquete mais coletivo da liga, rodam a bola como poucos e não creio ser possível destacar uma peça só. Al Horford é excelente, Jeff Teague, Paul Millsap e Kyle Korver são ótimos e DeMarre Carroll é muito bom, mas não creio que vocês escolheriam algum deles para liderar uma franquia amanhã. Por isso não incluí ninguém da Geórgia na lista. O mesmo raciocínio, embora em menor escala, vale para o Memphis Grizzlies, dos excelentes Mike Conley, Marc Gasol e Zach Randolph. Queria muito colocar Anthony Davis, como bem lembrou a turma do Facebook, mas o Pelicans pode ficar de fora do playoff e isso pesa contra o monocelha.

Por isso pra mim a disputa fica mesmo entre Harden, Curry e Westbrook.

curryStephen Curry, que completou 27 anos na última semana, comanda as ações do time de melhor campanha da NBA (52-13). Com 23,6 pontos, 7,8 assistências e 4,4 rebotes o camisa 30 tornou-se a peça-chave do esquema de Steve Kerr (que, aliás, pode ser eleito o técnico do ano em sua primeira temporada na liga). É outro que entorta adversários com uma facilidade incrível dada a sua incrível habilidade em arremessar depois do drible (algo destacado inclusive por seus rivais) e que tem conseguido bons números individuais e vitórias para a equipe. Não que isso conte para dar destino ao troféu, mas o cara é muito carismático com os torcedores e, dizem, dentro da franquia é um dos atletas mais tranquilos.

harden1James Harden tem um elenco melhor a seu lado (Trevor Ariza, Josh Smith, Patrick Beverley, Donatas Montejunas etc.), mas também convive com a ausência da outra estrela da companhia (Dwight Howard atuou em apenas 32 partidas). Com 26,9 pontos, o barba coloca o Houston entre os melhores do Oeste e enche o YouTube/Vine com vídeos sensacionais de seus elásticos (crossover) a cada noite. Com uma velocidade de pernas e mãos assustadora, o camisa 13 entorta os adversários, cobra uma enormidade de lances-livres devido a isso (9,8 por jogo) e provou a todos que pode, sim, liderar uma franquia (aqueles que achavam que o reserva do OKC de anos atrás não conseguiria ser o jogador-franquia no Houston sumiram…).

west1Russell Westbrook é candidato pelos números (8 triplos-duplos e a  média de 27,5 pontos, 8,3 rebotes e 7,2 assistências, um verdadeiro absurdo!) e pelo que vem fazendo na ausência de Kevin Durant (o atual MVP só jogou em 27 partidas). O camisa 0 tem se virado para colocar o Oklahoma nos playoffs do Oeste (37-29 e oitava colocação) mesmo sem Durantula – e tem conseguido. O discurso de que "ah, ele joga só pra ele" não cola. O Thunder está desesperado, precisa de um salva-vidas e ele está fazendo exatamente o que a equipe precisa neste momento (muitos pontos, muitas infiltrações, rebotes e assistências). Em um elenco não mais do que mediano Westbrook tornou-se a grande referência técnica e de liderança. Podemos não achá-lo simpático (não é mesmo), mas é incontestável que ele está jogando muita bola.

curry2É uma disputa dura, duríssima mesmo. São três craques de bola e cada um com um bom motivo para ganhar o MVP da temporada. Meu troféu ficaria mesmo com Stephen Curry, que tem conseguido aliar números excelentes, melhoria no rendimento de seus companheiros e uma campanha magistral dos Warriors, mas confesso que com a bola que vem jogando James Harden não levar o MVP é triste demais. Como a escolha tem que ser em um só, voto no magriça do Golden State.

E você, em quem votaria para MVP da temporada regular da NBA em 2014/2015? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.