Topo

Bala na Cesta

Com Jeff Green, Memphis dá cartada final para tentar título do Oeste

Fábio Balassiano

13/01/2015 13h00

jeff1Outra negociação interessante foi oficializada ontem na NBA. Vamos lá (e o release completo está aqui para consulta caso queiram):

Boston Celtics recebe -> Tayshawn Prince + Austin Rivers + 1st round pick
New Orleans Pelicans recebe -> Quincy Pondexter + 2nd round pick
Memphis Grizzlies recebe -> Jeff Green (foto à direita) + Russ Smith

Para o Boston, é mais um passo que Danny Ainge dá rumo aos milhões de picks de Draft nos próximos anos. É uma insanidade o número de escolhas que ele terá para os Celtics. Ou ele confia demais que a seleção de universitários lhe formará um time de alto nível ou ele terá implodido a base do time campeão de anos atrás por muito pouco. O risco, no meu modo de ver, é imenso. Para o Pelicans muda muito pouco. O time não teve sucesso com Austin Rivers e recebe um bom marcador em Pondexter. Melhora, mas não muito.

A peça-chave neste quebra-cabeça é mesmo o Memphis Grizzlies. A movimentação lembra um pouco aquela feita em 2004 pelo Detroit. Há mais de uma década os Pistons tinham um bom time, já brigavam direitinho no Leste, mas faltava um molho especial, alguém para colocá-lo em outro patamar. Rasheed Wallace chegou, um título e um vice vieram e o resto é história.

Zach Randolph, Marc GasolNão estou dizendo que os Grizzlies serão campeões com Jeff Green no elenco. Mas com o ala, bom arremessador e capaz de jogar como ala e/ou como ala-pivô aberto, o Memphis sobe um pouco de patamar e se coloca ainda mais em posição de brigar pelo (aberto) Oeste nesta temporada. O San Antonio não está tão bem, o Clippers está longe de apresentar a força que se esperava, Houston, Golden State e Portland surgem fortes, mas o time liderado por Marc Gasol tem tudo para fazer frente aos fortes rivais com este elenco (Mike Conley, Beno Udrih, Tony Allen, Courtney Lee, Vince Carter, Zach Randolph, Jeff Green, Marc Gasol etc.) e aliando a já conhecida boa defesa a um ataque com cada vez mais armas.

Fora isso, há um fator importante. Melhor jogador do time na temporada, Marc Gasol será agente-livre ao final da temporada e certamente ouvirá muitas propostas (parece que os Knicks virão babando em cima do espanhol). Dar o melhor elenco possível ao pivô para fazer com que ele renove com a franquia é o melhor remédio. Chegar a uma final de conferência e, quem sabe, da NBA, outro ótimo método de sedução.

marc1Creio que o Memphis tenha visto o Oeste "aberto", a chance de ganhar um título inédito agora e abriu mão de dois bons marcadores (Prince e Pondexter) para melhorar ainda mais uma de suas antigas deficiências – os arremessos de perímetro. É uma contratação de impacto para essa temporada e que pode representar um ótimo sinal também para a renovação de Marc Gasol. O tempo, tal qual acontece com Danny Ainge no Boston, dirá se o risco de John Hollinger (manda-chuva dos Grizzlies) valeu a pena.

E você, o que acha? Os Grizzlies, com a chegada de Jeff Green, estão mesmo prontos para brigar pelo título do Oeste? Ou ainda falta algo? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.