Topo

Bala na Cesta

Boston troca Rajon Rondo, que deixa o Dallas ainda mais forte na NBA

Fábio Balassiano

19/12/2014 00h09

rondo1A especulação virou realidade na noite desta quinta-feira. Boston e Dallas se envolveram em uma troca que enviou o armador verde Rajon Rondo para os Mavs, que cederam Brandan Wright, Joe Crowder, Jameer Nelson e duas escolhas de Draft (uma de primeiro e outra de segundo round). As duas partes confirmam o negócio, que deve ser oficialmente anunciado nesta sexta-feira nos Estados Unidos.

Pelo lado do Boston, um grande lamento. Rajon Rondo era o jogador mais antigo da franquia e havia sido o único não trocado pelo GM Danny Ainge quando ele decidiu renovar a franquia mandando Kevin Garnett e Paul Pierce pro Brooklyn Nets na temporada passada.

rondo2Era considerada peça fundamental na remontagem do elenco, mas pelo visto nem o armador teve paciência para ficar levando derrota atrás de derrota na cabeça até que novo esquadrão fosse montado e nem a diretoria confiou que poderia segurá-lo ao final desta temporada. Rondo é agente-livre e estará disponível no mercado ao final do campeonato. Na dúvida, Ainge preferiu perdê-lo por pouco mas ganhando algo (dois contratos expirantes, um baixo de um bom armador, Nelson, e duas escolhas de Draft). Não dá para criticar a sua decisão de agora, mas sim o fato de a saga dos Celtics para terem um novo time competitivo dar claramente alguns passos para trás com a saída do camisa 9. Sem ele a equipe perde não só a sua maior referência, seu jogador mais experiente, mas principalmente um atleta de altíssimo nível, já consolidado na NBA e com salário não tão alto. Achar essas três qualidades de novo pode demorar alguns anos.

rajonPara o Dallas, é uma aposta, sem dúvida alguma (e já antecipo que eu também faria). O time vinha bem, com um armador titular (Jameer Nelson) que estava passando muito bem a bola (4,1 assistências em 25 minutos de jogo) e também tinha boa habilidade para arremessar (37% de fora), mas cuja habilidade defensiva poderia pesar em eventuais jogos de playoff contra Spurs (Tony Parker), Warriors (Stephen Curry), Grizzlies (Mike Conley) e Clippers (Chris Paul). Além disso sai de cena Brandan Wright, que vinha jogando muito bem saindo do banco, onde se tornou um porto-seguro para fazer a rotação com Dirk Nowitzki e Tyson Chandler no pivô.

Ao mesmo tempo, é bom dizer que Rajon Rondo já não é mais (ou não tem sido) aquele defensor de perímetro que conhecemos no começo de sua carreira. De acordo com dados do SportsVU, do site da NBA, os rivais que jogam contra ele têm acertado mais de 50% de seus arremessos nas três últimas temporadas. Se isso não bastasse, ele tem 29 anos, vem de uma cirurgia no joelho e NUNCA foi um bom arremessador de perímetro (25,2% na carreira nos chutes de fora). Além disso, sua combinação com Monta Ellis como armadores do Mavs pode ser explosiva dos dois lados – positiva ou negativamente. Ambos têm gênios difíceis e precisam muito da bola nas mãos. Nelson foi contratado sabendo de sua função técnica, tática e de liderança. Não era o seu time, mas sim um time já pronto em que ele teve que se encaixar. Rondo sempre foi o grande facilitador das ações ofensivas em Boston desde seu ano de calouro. Agora não será assim. O time é do alemão Dirk Nowitzki, o dono (Mark Cuban) é um cara não muito ortodoxo em seus julgamentos e comportaentos e o o camisa 9, genioso toda vida, chega já com o barco em boa navegação. Não são informações que a gente joga fora, sem dúvida alguma.

Cleveland Cavaliers v Boston CelticsDisposto a dar a Dirk Nowitzki uma última chance de ganhar um título o Dallas foi para o tudo ou nada (apostou mesmo – e apostou alto). Cedeu escolhas de Draft, jovens jogadores, seu armador titular e foi para a briga do título nesta temporada mesmo contratando um armador reconhecidamente talentoso mas que precisa voltar a jogar aquele basquete de alguns anos atrás (principalmente na defesa).

É justo, algo que eu (insisto) também faria caso a oportunidade passasse por mim em Dallas e que mostra quão forte ficará este Mavs de agora até o final da temporada – com Rondo, Ellis, Parson, Dirk e Chandler de titulares e Harris, Felton, Villanueva, Barea, Aminu e Jefferson no banco de reservas.

Se já era um dos favoritos ao título do Oeste agora, com Rajon Rondo, os Mavs se colocam em uma posição ainda mais forte, ainda mais como protagonista na melhor conferência da NBA.

Concorda comigo? O Dallas fez certo? E a situação do Boston, como fica? Comente aí!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.