Topo

Bala na Cesta

Liga de Basquete Feminino começa neste sábado

Fábio Balassiano

28/11/2014 15h00

americanaComeça neste sábado a temporada 2014/2015 da Liga de Basquete Feminino. Às 10h (transmissão do Sportv) Americana, a atual campeão, recebe o novato time de Barretos na abertura da competição que promete ser uma das mais equilibradas dos últimos tempos.

Só lembrando. São dez equipes que jogam entre si em turno e returno. As 8 melhores avançam ao playoff, onde disputam o mata-mata em melhor de três jogos. No dia 8 de março será realizado o 'Desafio das Estrelas' (local a definir). As dez agremiações são : Americana, Sport Recife (PE), São José (SP), Maranhão (MA), Santo André (SP), Brasília (DF), América (PE), Barretos (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Presidente Venceslau (SP).

Dos times que estreiam amanhã, Americana (foto à esquerda) mantém a base (Babi, Karla, Ariadna, Gil, Clarissa, Damiris, Joice, Palmira etc.) que conquistou o troféu na temporada passada diante do Sport-PE com o pontual reforço de Chuca (ala, ex-Ourinhos) para deixar ainda mais experiente o elenco do não menos experiente Antonio Carlos Vendramini. A se lamentar, apenas, que aquela geração que tanto sucesso fez na base (Débora, Tássia, Leila e Fabiana) não se encontre mais por lá (as quatro tiveram que procurar outros rumos para poder jogar alguns minutos…).

barbaraDo lado de Barretos, o técnico Alexandre Escane tem um jovem elenco (a mais velha, Barbara Bazilio, tem 23 anos – ela na foto à direita) e certamente irá utilizar a competição para aprender muito e dar rodagem às meninas que, em breve, poderão brilhar em solo nacional. Vai perder muito, com certeza, e eu só espero que a diretoria e a cidade tenham paciência para colher lá na frente os frutos de um trabalho que certamente será duro, duríssimo.

Que a LBF seja realmente equilibrada, que as meninas mais jovens tenham mais espaço e que os ginásios estejam cheios para prestigiar as meninas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.