Topo

Bala na Cesta

Após estreia, hora de manter a calma com Bruno Caboclo e Lucas Bebê

Fábio Balassiano

24/11/2014 01h27

bruno3A esta altura dos acontecimentos você, leitor atento e voraz que é, já sabe que Bruno Caboclo (19 anos) e Lucas Bebê (22) estrearam na sexta-feira pelo Toronto Raptors, na NBA, na larga vitória contra o Bucks (se não sabe clique aqui).

Foi um momento feliz para quem gosta de basquete no Brasil, um frenesi gostoso para quem estava acompanhando na madrugada de sexta-feira pelo League Pass da NBA. Eu me emocionei, você deve ter se emocionado. Mas como em tudo que acontece nestes tempos de redes sociais há o exagero.

bruno5No sábado nem Caboclo e nem Bebê entraram em quadra para enfrentar o Cavs, em Cleveland. E, claro, houve gritaria por parte da torcida brasileira em Twitter e Facebook. "Como assim Bruno não entrou para medir forças com o LeBron James?", alguns arriscaram. Eu não me surpreendi. Já havia constatado uma ansiedade que ronda os basqueteiros há quase um ano no texto que escrevi aqui. Mas assusta, claro.

Não sei se precisa, mas vamos lá. O projeto da franquia canadense tanto com Lucas quanto com Caboclo (mais com este do que com aquele) NÃO é para agora, não é para dar resultado para a temporada 2014/2015. Lucas jogou duas temporadas na Liga ACB espanhola pelo Estudiantes, da Espanha (sendo que na segunda se machucou e ficou tempos sem jogar). Bruno Caboclo se destacou mais na Liga de Desenvolvimento (LDB, onde foi visto pelo Raptors pela primeira vez, aliás) do que pelo time principal do Pinheiros. Ambos não têm 23 anos (Caboclo, nem 20).

bruno1E o que isso quer dizer? Que nem o torcedor mais fanático do Toronto imagina que eles estejam prontos para ser efetivos em um time que disputa a liderança da conferência Leste da melhor liga de basquete do mundo. Caboclo, que jogou muito bem em seu primeiro jogo e teve o nome gritado pela torcida do ACC Center, só entrou na rotação porque o ala James Johnson se machucou, não custa lembrar.

Quem sou eu para pedir calma a alguém (logo eu, devem pensar meus amigos mais próximos), mas neste momento o mais recomendável mesmo é ter paciência com Caboclo e Bebê. Os dois podem, até, não jogar mais até o final da temporada. E isso não será uma catástrofe. Pelo contrário. É o planejado mesmo.

bebe2Masai Ujiri, gerente-geral do Raptors, sempre deixou claro que o campeonato de 2014/2015 está aí para servir de base e de aprendizado para os dois brasileiros. É assim que tanto eles quanto quem gosta e os acompanha daqui devem acompanhar este certame. Torcendo nos momentos em que eles estiverem em quadra e esperando que o desenvolvimento ocorra nos treinamentos a que eles estão sendo submetidos pela comissão técnica do Toronto.

O "devagar com o andor" que eu usei no dia 28 de janeiro deste ano está mais em voga do que nunca.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.