Topo

Bala na Cesta

Ótima notícia: Sport-PE e Jaraguá do Sul (SC) investem em jovens na LBF

Fábio Balassiano

17/11/2014 14h00

leila1Na semana passada a Liga de Basquete Feminino enfim anunciou tabela e regulamento de sua competição. Forma de disputa: Dez equipes jogam entre si em turno e returno. Os 8 melhores avançam ao playoff, onde disputam o mata-mata em melhor de três jogos. No dia 8 de março será realizado o 'Desafio das Estrelas' (local a definir). As dez agremiações são : Americana, Sport Recife (PE), São José (SP), Maranhão (MA), Santo André (SP), Brasília (DF), América (PE), Barretos (SP), Jaraguá do Sul (SC) e Presidente Venceslau (SP).

Poderia (ou deveria) mais uma vez criticar a duração do campeonato que começará em 29/11 e tem final marcada para 27 de abril (nem cinco meses completos de certame portanto), mas acho que há uma boa notícia nesta LBF que começa em menos de 15 dias. Muito provavelmente pela falta de grana algumas equipes estão investindo nas jovens, dado espaço a meninas que quase nunca tinham espaço para desenvolver o basquete nos times adultos. Dois bons exemplos disso são Jaraguá do Sul (Santa Catarina) e Sport-PE.

iza1As pernambucanas, campeãs e vice nas duas últimas edições da competição, viram as estrelas irem para o América (rival da estreia em 6/12) e se reforçaram com a armadora Erica (24 anos, vindo dos Estados Unidos), com as alas Luana (23 anos, ex-São José), Raphaella (19 anos, ex-Mangueira, do Rio de Janeiro e entrevistada por este blogueiro lá em 2011) e com as pivôs Gessiane (19 anos, ex-Barretos) e Fernanda Neves (22 anos).

Estreantes no torneio em Jaraguá chegaram a alas Leila Zabani (foto à esquerda), Kawanni, Ângela e Izabella Sangalli (foto à direita), as pivôs Monica, Daphner, Ana Beatriz e Leidy. Maria Eduarda Papp (armadora), Ana Pauli (ala-pivô) e Débora Kuhnen (armadora). Além delas o Basquete Jaraguá conta com Maria Eduarda (armadora), Ana Pauli (ala-pivô) e Débora Kuhnen (armadora), oriundas do projeto que a cidade mantém há anos, e com a ala-pivô Leticia Senff,  convocada este ano para a Seleção Brasileira Sub-18.

damirisBarretos também conta com uma garotada que vale a pena ficar de olho (principalmente a pivô Maria Carolina), a jovem Tássia, ex-Americana, estará em Santo André, Joice, Debora, Patricia e Isabela Ramona (da seleção adulta de Zanon) jogarão em São José, Damiris (foto à esquerda) voltou a Americana e Tainá estará no América (PE).

Se está longe de ser um campeonato de alto nível, ao menos algumas meninas terão tempo de quadra e chance (o que venho reclamando há séculos) de jogar um campeonato adulto tendo chance de se desenvolverem, de crescerem na modalidade.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.