Topo

Bala na Cesta

A explosão de Anthony Davis na NBA

Fábio Balassiano

03/11/2014 07h01

kobeNa Olimpíada de Londres, em 2012, Kobe Bryant chamou o garotão de 19 anos para treinar. Meio sem jeito, Anthony Davis, o mais novo do elenco, achou que ia ficar pegando bola para o veterano treinar. Mas não foi bem isso. Kobe levou o ala, recém-saído de Kentucky como campeão universitário, todos os dias para uma série de exercícios. Davis, de 2,08m e dono de um físico invejável (braços longos, jogo de pernas rápido), não se fez de rogado e impressionou o jogador do Lakers, que no final do torneio conversou com Mike Krzyzewski e disparou: "Este vai longe. Já está preparado".

davis1O tempo passou, Anthony Davis fez uma boa temporada de estreia pelo New Orleans (ex-Hornets, agora Pelicans) e registrou 13,5 pontos e 8,2 rebotes. Em 2013/2014, teve 20,8 pontos e 10 rebotes, sendo chamado para o All-Star Game de Nova Orleans justamente para substituir a um lesionado Kobe Bryant.

Para este ano, a expectativa da imprensa especializada norte-americana era que o monocelha melhorasse seu rendimento, mas confesso a vocês que não esperava tanto assim.

davis2Foram apenas dois jogos, é pouco, mas o que o camisa 23 tem feito pelo New Orleans é absurdo, fora do normal mesmo. Na estreia diante do Orlando, 26 pontos, 17 rebotes e 9 tocos. No sábado diante do Dallas, 31 pontos, 15 rebotes e 3 tocos. São números de gente grande, de alguém com um talento descomunal e incríveis para quem tem apenas (atenção) 21 anos (completa aniversário em março).

Nesta segunda-feira o desafio é imenso e colocará Anthony Davis em uma prova de fogo. Fora de casa, o não mais que razoável time do Pelicans enfrenta o Memphis, ainda invicto na NBA e com Marc Gasol e Zach Randolph no garrafão para marcá-lo e a incomodá-lo na defesa (os dois grandões fazem 48% dos pontos do Grizzlies no certame).

O duelo de logo mais (22h de Brasília) não muda muita coisa em termos de perspectivas para o Pelicans nesta temporada (o elenco é muito inconstante, apesar de talentoso), mas vale a pena ficar de olho no que tem feito Anthony Davis neste campeonato. O cara tem tudo para ser uma das maiores estrelas da liga em pouquíssimo tempo.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.