Topo

Bala na Cesta

Spurs chega reforçado fora das quadras para tentar inédito bicampeonato

Fábio Balassiano

27/10/2014 01h02

trioA temporada 2014/2015 começa amanhã com uma festa que promete ser inesquecível em San Antonio. Além da já tradicional entrega dos anéis de campeão aos atletas, a diretoria da franquia mandou avisar que dará réplica das joias a todos os torcedores que forem ao AT&T Center para a partida contra o Dallas Mavericks (22h de Brasília), justamente um dos mais fortes concorrentes ao título do Oeste na NBA.

Pelo lado do Spurs, nada de muito novo dentro da quadra. Dos titulares aos reservas, quase todo o elenco foi mantido, e a gente sabe exatamente o que isso significa. Rotação frenética por parte de Gregg Popovich, descanso aos mais veteranos (Tim Duncan e Manu Ginóbili principalmente) e minutos reduzidos para todos na desgastante temporada regular (na passada, NENHUM jogador atuou por mais de 30 minutos por jogo). Foram 62 vitórias em 2013/2014, e não será surpresa se o patamar for mantido para este certame. Para o brasileiro Tiago Splitter, que começa o campeonato lesionado, nada de muito diferente – funções específicadas na defesa e no ataque e crescimento gradual de sua importância na rotação (falo mais dele amanhã, prometo).

beckyO que o Spurs traz de novo mesmo para a temporada que começa amanhã é uma sadia reformulação na comissão técnica (ou seja, houve mais mudanças fora do que dentro da quadra). Chegam Ettore Messina e Beckhy Hammon para integrar um grupo vitorioso e que já conhece como funciona a NBA trazendo justamente visões diferentes, novas e (até então) inovadoras para o basquete norte-americano. Mais uma vez o San Antonio mostra que está muito à frente de seu tempo. "Será que não há nada de diferente que a gente pode implementar por aqui?", deve se perguntar a diretoria todo dia. E os caras estão por cima da carne seca há anos, o que torna ainda mais admirável o gosto texano por inovação, por pensar de forma ousada, diferenciando-se do pacote.

Ettore Messina, Becky HammonEttore Messina é um dos mais vitoriosos treinadores da Europa, e muita gente aposta que ele será o primeiro "gringo" a dirigir uma equipe da NBA. Foi consultor no Lakers, e agora chega ao "europeu" Spurs para colocar um pouco de sua filosofia em jogo. Becky Hammon, por sua vez, torna-se a primeira mulher a ser assistente-técnica remunerada da NBA. Vive no basquete há duas década, e, tal qual Messina, também jogou muito tempo no velho continente, extraindo algumas lições que podem ser aplicadas no basquete mais físico dos Estados Unidos.

Não tenho dúvidas que os Spurs seguem como favoritos no Oeste e também para o título da NBA. A missão do time é bem clara: ganhar um inédito bicampeonato para a franquia. Com cinco troféus nos últimos 15 anos, o San Antonio ainda não conseguiu ganhar de forma seguida.

BKN-NBA-FINALS-SPURS-HEAT-GAME 7Naquele que provavelmente será ato final de Tim Duncan e Manu Ginóbili com o time (já sinalizaram que devem mesmo se aposentar ao final desta temporada), a oportunidade é imensa para obter o sonhado título em anos consecutivos. Alguns rivais, como Dallas, Cleveland e Chicago, ficaram melhores, mas ninguém está mais forte que os atuais campeões.

Concorda comigo? O que irá acontecer com o San Antonio nessa temporada? Título?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.