Topo

Bala na Cesta

Com LeBron James, o que esperar do Cleveland na NBA?

Fábio Balassiano

27/10/2014 11h42

trio1Falei mais cedo sobre o San Antonio Spurs, para mim o grande favorito ao título do Oeste, e acho importante falar, também, sobre como está o principal candidato a sair do Leste para a final da NBA na temporada 2014/2015. Falo (em minha opinião, claro) do Cleveland Cavs, que abre o campeonato na quinta-feira contra os Knicks em casa (23h de Brasília).

Foi o time que mais se reforçou (e com o melhor jogador do planeta, LeBron James), o que trouxe um técnico com uma visão diferente das que os treinadores da NBA atual têm (David Blatt vem da Europa com uma mentalidade mais coletiva e menos, digamos, intuitiva), o que conseguiu colocar três All-Stars jovens e com potencial técnico absurdo juntos (LeBron, Kyrie Irving e Kevin Love) e o que, ainda por cima, teve capacidade para atrair veteranos que podem ser úteis principalmente nos playoffs (Mike Miller, Shawn Marion, James Jones e Brendan Haywood).

andy1Negar o favoritismo do Cavs é negar o óbvio, portanto. Em qualquer time que estiver LeBron James haverá esta palavrinha mágica ('favoritismo') atrelado, e o Cleveland precisará aprender a conviver com isso. Há, claro, o período de adaptação e acomodação para um novo sistema de jogo de Blatt e também um tempo necessário para o entrosamento das novas peças do time. Mas com o volume de talento espalhado por lá e a liderança (positiva) de LeBron eu não acredito que a carruagem vire abobora.

Não vejo os Cavs, que têm o brasileiro Anderson Varejão confirmado como titular na posição de pivô, como via o Heat da temporada passada (um grau acima dos rivais de conferência), mas há muitas dúvidas sobre como os principais rivais se sairão (no Chicago há o fator Rose, e no Miami, em como o time irá se reagrupar sem LeBron James). Com isso eu vejo o caminho do Cleveland bem pavimentado para no mínimo chegar às finais do Leste.

Pensar em título da NBA para mim ainda é um pouco cedo. Depende do basquete que será apresentado, de quão perto da realidade Spurs de jogar o Cleveland conseguirá chegar (o potencial físico do Miami não está em Ohio, e ter capacidade de leitura para jogar passa a ser ainda mais fundamental) e de quão bom será o encaixe de todas as peças. Mas, para a final do Leste, eu diria que é algo bem improvável de NÃO acontecer.

E você, o que acha que irá acontecer com o Cleveland, time que terá LeBron James, Kyrie Irving e Kevin Love entre os titulares? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.