Topo

Bala na Cesta

Brasil marca mal, perde feio da Sérvia e está fora do Mundial

Fábio Balassiano

10/09/2014 14h33

milodA seleção brasileira ainda não tinha jogado muito mal no Mundial da Espanha. Jogou hoje. E jogou nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2014, em uma partida de eliminação. Aí o esporte pune, o esporte é cruel, o esporte não dá espaço para isso.

A Sérvia anulou TODAS as armas do time de Rubén Magnano, viu Milos Teodosic (foto à direita) ter uma noite genial em Madri (23 pontos e quatro assistências), venceu o Brasil por inapeláveis, incontestáveis e irrepreensíveis 84-56 (47-24 na segunda etapa, vejam vocês), se classificou para as semifinais da Copa do Mundo e eliminou a equipe brasileira do torneio.

O primeiro tempo começou, e as cartas do jogo foram logo sendo dadas pelos sérvios, que comandaram as ações desde o início (importante dizer isso também). Depois de um Mundial sensacional em termos defensivos em toda a competição, a marcação do Brasil foi PÉSSIMA nesta quarta-feira e deixou muitos espaços justamente para quem não poderia ter nenhuma liberdade – Milos Teodosic, que terminou a primeira etapa com 16 pontos. Além da pontuação do craque sérvio (camisa 4), houve muitos espaços no garrafão, pouca fluidez no ataque e pouquíssimos pontos em transição (apenas 7 – contra a Argentina foram 14).

neneO segundo tempo veio, e o que se viu foi um verdadeiro atropelo dos sérvios (tal qual havia acontecido naqueles 32-12 nos 10 minutos iniciais da volta do intervalo da fase de classificação). Os europeus fizeram 29-12 e se aproveitaram de um visível e terrível descontrole dos brasileiros, que levaram faltas técnicas seguidas no meio do terceiro período (estava 43-34, e o placar saltou rápido para 53-36 em menos de dois minutos). Ali o jogo começou a escorrer pelas mãos do time de Rubén Magnano. Quando restavam 10 minutos por jogar, a diferença era de incríveis 22 pontos (66-44).

No último período, o Brasil ainda tentou, mas a vantagem era absurdamente antes e não houve muito o que se pôde fazer. A verdade é uma só: a Sérvia fez uma partida brilhante, estudou até a alma brasileira (notem que quase não foram vistos contra-ataques) e contou com exibições sensacionais de seus principais jogadores. O resultado de hoje expressa exatamente o que foi o jogo, não há muito mais o que possa ser dito.

bjeEu disse mais cedo que o jogo era dos alas e armadores, lembram? Pois é. De um lado, Teodosic, Bjelica, Bogdanovic e Markovic somaram 65 dos 84 pontos sérvios. Pelo Brasil, Huertas, Raulzinho, Marquinhos, Alex, Larry e Marcelinho tiveram 35. Estava muito óbvio que Sasha Đorđević, o ótimo técnico dos europeus, não ia dar muita chance para os pivôs brasileiros.

alexO Brasil terminará de novo entre os oito primeiros (atualizado às 18h45: terminou em sexto, já que a Espanha foi derrotada pela França), mas não conseguiu chegar ao seu grande objetivo, que era conseguir uma medalha neste que deve ser o último Mundial dessa geração.

Viu o jogo? O que achou? Muito triste com a eliminação? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.