Topo

Bala na Cesta

Em jogos apertados, retrospecto do Brasil é de 3-8 na última década

Fábio Balassiano

06/09/2014 12h53

Nenhum ser deste planeta espera um jogo fácil amanhã para a seleção brasileira contra a Argentina, certo? Por isso fui dar uma olhada no retrospecto da equipe nacional em jogos apertados (seis pontos ou menos) na última década. E a constatação não é boa: foram 11 jogos no total, com apenas três vitórias (uma delas naquele controverso duelo contra a Espanha na Olimpíada de 2012 inclusive). Vejam na tabela abaixo:

retrospecto1

As boas notícias para a seleção brasileira é que, apesar do retrospecto recente (inclusive dois triunfos argentinos com pouca margem – em 2010 e 2012), no único jogo apertado deste Mundial houve vitória (contra a França logo na estreia). No outro difícil e decidido por menos de uma dezena, também (contra a Sérvia, e lembramos bem do sufoco que foi no último período).

timeNo mais, é esperar que Rubén Magnano e seus comandados estejam de cabeça fria para o jogaço contra a Argentina amanhã. O lado físico é importante. Os aspectos técnico e tático, também. O psicológico, mais ainda. Manter o lado mental intacto, tranquilo, calmo mesmo em situações difíceis é essencial pois acho muito provável que jogo seja decidido no final.

Que o retrospecto de derrotas em jogos apertados (seis pontos ou menos) nos últimos anos seja apenas uma lembrança amarga.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.