Topo

Bala na Cesta

Neto convoca seleção pro Sul-Americano - foi boa a lista?

Fábio Balassiano

07/06/2014 15h20

neto1O técnico José Neto (foto) convocou ontem a seleção brasileira adulta para o Sul-Americano que será disputado na Venezuela entre 24 e 28 de julho. O Brasil está no grupo A com Paraguai, Equador e Argentina. Na B, Chile, Peru, Uruguai e Venezuela. Os três primeiros colocados estão classificados para os Jogos Pan-Americanos de Toronto em 2015, enquanto os quatro primeiros garantem a vaga no Pré-Olímpico das Américas do próximo ano. A lista completa de Neto está aqui .

Detalhes interessantes:

a) Não necessariamente quem NÃO está na lista de Neto está fora da lista de Rubén Magnano para a Copa do Mundo da Espanha. E há casos de atletas que poderão figuras nas duas convocações. Exemplos práticos. Marqunhos (Flamengo) não vai ao Sul-Americano, mas certamente figurará na convocação para a competição em solo espanhol. Raulzinho e Rafael Hettsheimeir irão ao Sul-Americano e podem estar na lista de Magnano para a Copa do Mundo. A convocação do argentino sai em 18 de junho.

neto2b) Mais uma vez a CBB acerta (quando acerta merece elogio, obviamente) ao levar dois jovens para treinar com a seleção adulta. Desta vez irão Humberto e Bruno Caboclo, armador e ala do Pinheiros.

c) Já sei que vocês vão perguntar sobre Lucas Cipolini, Murilo e Paulão Prestes. Dá pra saber uma coisa (que eles não vão ao Sul-Americano) e não dá pra saber outra ainda (se estarão na lista da Copa do Mundo).

Sobre a convocação em si, há dois fatores que não podem ser tirados de questão: 1) A competição vale vaga para o Pan-Americano. E é um Pan antes de Olimpíada. Logo, não dá pra descartar por razões políticas (estar de bem com o COB) e nem por esportivas (pode ser interessante para ter mais um torneio a jogar; 2) Depois do vexame da Copa América na temporada passada, NINGUÉM na CBB quer correr risco de ficar de voltar pra casa com derrotas e mais derrotas.

Por estas duas razões a lista de 16 atletas contém nomes de veteranos (Olivinha, Arthur, Jefferson Willian e Pilar, todos acima dos 30 anos) e outros muito jovens (Gegê, Benite, Felício, Ricardo Fischer, Leo Meindl, Lucas Mariano etc.). O caminho escolhido por Neto (e em minha opinião o caminho acertado) foi muito claro: colocar os experientes em quadra, garantir a vaga e ainda testar alguns garotos. Não sei se teria opção melhor, não. No final das contas, fica um grupo pra lá de balanceado, jovem (25 anos na média), alto (1,99m de média de altura), com boas opções de marcação no perímetro com Jhonatan Luz (algo que tem faltado na seleção adulta há anos) e boas opções de garrafão.

É possível, e até plausível, questionar a ausência de alguns nomes (gostaria de ver Henrique Coelho, do Minas, por exemplo), não gostar da presença de outros, mas no geral a lista de Neto (principalmente pela filosofia adotada e pelo "senso de urgência" de não poder pagar mico no Sul-Americano como foi na Copa América passada) me parece bem ponderada, centrada.

E você, gostou da convocação para o Sul-Americano? Comente aí também!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.