O dilema de Spoelstra no Miami: como conter os arremessos de 3 do Spurs?
Ontem eu falei aqui sobre os dilemas que o San Antonio Spurs terá que enfrentar para se ajustar ao Miami na final da NBA que começa amanhã (22h com ESPN exibindo). Mas e o Miami, que tipo de ajuste deverá fazer para, em sua quarta final seguida, conseguir o terceiro título consecutivo?
Em primeiro lugar, vamos ao mais óbvio: é rezar para que LeBron James mantenha o altíssimo nível de suas atuações. Com ele bem, como tem sido desde que ele levou seus talentos a South Beach, o Miami é candidato a ganhar qualquer título de NBA que dispute (como é o deste ano).
Noves fora a fase exuberante de LBJ, há algo que o Miami deva realmente se preocupar (além, claro, da força de Tony Parker nas infiltrações): com os tiros de três pontos do San Antonio Spurs (principalmente os da lateral – os corner-shots). Em que pese seu bom aproveitamento de 36% nas bolas longas, o Heat tem uma das piores defesas de perímetro da NBA, com 36,5% de arremessos rivais convertidos. Do outro lado, para aumentar o drama, estará o Spurs, que tem o melhor aproveitamento em bolas longas na temporada (39,6%) em uma quantidade que nem é tão assustadora assim (21,4 por jogo). Seria uma tarefa menos complicada se Shane Battier, exímio marcador, estivesse em boa forma física. Mas o ala de 35 anos, que já cogita a aposentadoria ao final desta temporada, não apresenta a mesma mobilidade da temporada passada, por exemplo.
Creio que este seja o principal ajuste que deve ser feito pelo Miami Heat para a final que começa nesta quinta-feira. É um esforço coletivo (muito mais do que qualquer força individual, pois sabemos que a força do Spurs neste tipo de arremesso não está apenas na qualidade de seus chutadores, mas sim na habilidade que todos têm de passar para encontrá-los em boas condições de tiro) que Erik Spoelstra terá que cobrar de seu elenco.
Concorda comigo? Ou há algo maior que Spo deve se preocupar em relação ao Spurs?
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.