Topo

Bala na Cesta

Final Four da Euroliga começa hoje

Fábio Balassiano

16/05/2014 01h30

dupla1Em tempos de playoffs de NBA e NBB, nada mal termos um Final Four de Euroliga no meio disso tudo. É o que teremos nesta sexta-feira e domingo, em Milão, Itália, com duas semifinais de tirar o fôlego e a grande decisão.

A partir das 13h, o Sports+, da Sky, exibe a primeira semifinal entre CSKA (Rússia) e Maccabi Tel-Aviv (Israel). É um confronto de dois dos melhores técnicos do continente (ambos na foto), e vale ficar de olho nos trabalhos de Ettore Messina (o italiano do CSKA,  à esquerda da imagem, está cotado para assumir alguma franquia da NBA na próxima temporada…) e David Blatt, o norte-americano que fincou pé em Israel há anos (foi campeão europeu com a seleção russa também).

Segundo maior ganhador da Euroliga com seis canecos, o CSKA não vence desde 2008, quando bateu justamente o Maccabi na final por 91-77. Coincidência das coincidências, Messina estava no banco comandando a mesma equipe que agora dirige (depois disso passou pelo Real Madrid, pelo Lakers como assistente e voltou para os russos). Em quadra, dois elencos bastante homogêneos (NINGUÉM anota mais de 13 pontos por jogo) cujos destaques são (pelo time russo) o norte-americano Sonny Weems (12,8 pontos), o ótimo armador Milos Teodosic (10,9 pontos e 4,1 assistências) e o pivô Nenad Krstic (9,7 pontos), além de (pelos israelenses) Ricky Hickman (12,1 pontos) e Devin Smith (9,8 pontos e 5,4 rebotes).

huertas2Na outra semifinal, a partir das 16h (com Sport+ também), a rivalidade mais alucinante espanhola entra em quadra. Real Madrid e Barcelona se encontraram justamente na fase em que mediram forças na temporada passada (com vitória merengue). Desta vez o cenário não muda muito: os madridistas, maiores vencedores continentais com 8 troféus (embora não abocanhem um desde 1995), são os favoritos (melhor ataque da competição com 85 pontos por jogo, derrotou o atual bicampeão Olympiacos e tem 4 jogadores com 12 ou mais pontos no elenco, feito inédito nesta temporada).

Do outro lado, porém, o Barcelona conta com a boa fase de Huertas (8,3 pontos e 3,6 assistências) e com a experiência de Juan Carlos Navarro. E isso pode pesar para os catalães. Isso sem falar, claro, da velha máxima do Jardel (de que clássico é clássico e vice-versa) vale aqui também. Com rivalidade, o lado psicológico deve pesar bastante também. Manter a cabeça no lugar é, portanto, fundamental.

Meu palpite é que Real Madrid e CSKA façam a decisão no domingo. E você? No que aposta? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.