Topo

Bala na Cesta

O enigmático Indiana - genial na temporada, errático no playoff

Fábio Balassiano

07/05/2014 14h11

george1Este é um texto razoavelmente repetitivo, mas não menos enigmático. Fala do Indiana, que hoje às 20h (de Brasília) recebe o Washington Wizards para a segunda partida da semifinal do Leste (perdeu a primeira por 102-96). Os Pacers têm 0-1 na série e podem viajar para a capital dos Estados Unidos, para as partidas 3 e 4, com um buraco imenso caso repitam as péssimas atuações nesta pós-temporada.

O que intriga não são exatamente as derrotas, mas sim a apatia do time de Frank Vogel. Diante do Atlanta Hawks, mesmo apático o Indiana conseguiu avançar na bacia das almas. David West, talvez o único que mantém o bom nível da temporada regular, conseguiu pontos importantes, Paul George apareceu em alguns momentos e Lance Stephenson encaixou boa marcação nos jogos finais. Contra o Washington, porém, isso me parece pouco.

hibbert1Em primeiro lugar porque a tábua do Wizards é muito boa e causa estragos ao Indiana. No jogo 1, foram 17 rebotes ofensivos e 37 dos 102 pontos do trio Nenê, Drew Gooden e Marcin Gortat. Do outro lado, os Pacers conseguiram apenas 6 ofensivos e viu pela terceira vez neste mata-mata o intrigante Roy Hibbert ZERAR em ponto e rebote (nunca na história da liga um All-Star atingiu tal "feito" em duas ou mais partidas no playoff do mesmo ano). Os pivôs do Washington só acentuaram aquilo que todos estavam vendo: a intensidade e a química dos comandados de Vogel anda pra lá de baixa.

indy1É difícil, daqui, tentar entender o que aconteceu no Indiana, mas está óbvio que algo desandou, algo ficou fora do lugar. Muitos rumores dão conta que houve um problema de cunho pessoal (Paul George, Lance Stephenson e Roy Hibbert), mas está, repito, ainda na área do rumor. O concreto é que os Pacers que encantaram a todo mundo na temporada passada e na fase regular do campeonato de 2013/2014 não apareceu ainda neste playoff.

Dá tempo de renascer e virar a série? Dá. Mas do jeito que as coisas se apresentam é difícil crer que a força coletiva, a intensidade altíssima e a defesa feroz voltarão às quadras. É uma pena.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.