Topo

Bala na Cesta

Flamengo e Brasília podem fazer hoje último jogo da temporada em casa

Fábio Balassiano

28/04/2014 10h30

jackson1As quartas-de-final do NBB começaram no fim de semana. São quatro séries, né. E se eu disser a vocês que há duas com inversão de mando de quadra (quando o time de pior campanha vence alguma na casa do de melhor), em quais duelos você arriscaria? Duvido muito que apontasse o dedo para Flamengo e Brasília. Pois é o que está acontecendo.

Limeira e Mogi já fizeram dois jogos (única série assim), e os limeirenses venceram as 2 em casa, abrindo 2-0 e encaminhando classificação para uma inédita semifinal. Neste domingo, com 23 pontos de David Jackson (na foto à direita), vitória por 83-72. E também ontem, na capital de São Paulo, o Paulistano sofreu, mas venceu Franca e abriu 1-0 na série com os 82-72 (Holloway fez 23). Limeira e Paulistano, portanto, defenderam seus mandos de quadra e continuam com a vantagem. Mogi e Franca seguem com sua missão de TER que ganhar um jogo para chegar entre os quatro melhores do NBB nesta temporada.

Flamengo e Brasília, os únicos vencedores da história do NBB (dois títulos rubro-negros, três para os da capital federal), foram derrotados em casa no sábado para Bauru e São José, respectivamente, e fazem o jogo 2 em casa nesta segunda-feira (o de Brasília será exibido às 19h no Sportv) com a obrigação de vencer os difíceis rivais se quiserem manter vivas as esperanças de chegar às semifinais. Fla x Bauru será no Tijuca às 20h (sem TV).

fla1Mais do que isso. Flamengo e Brasília podem fazer, nesta segunda-feira, 28 de abril de 2014, o último jogo da temporada diante de seus torcedores (mesmo vencendo). Caso percam logo mais, Bauru e São José (este sem a presença da torcida, visto que houve punição da Liga Nacional devido à confusão contra o Palmeiras) precisarão ganhar os dois jogos em casa para sacramentar a classificação sem a necessidade de um quinto e agônico jogo. Se vencerem novamente, os dois times do interior de São Paulo precisariam apenas de uma vitória em casa para eliminar os campeões do NBB.

É meio óbvio isso, mas NUNCA na história da competição houve uma semifinal sem Brasília ou Flamengo (claro, né, pois os dois ganharam as cinco edições de NBB até aqui!). Na história, o rubro-negro chegou no MÍNIMO às semifinais em todos os campeonatos. Os candangos, por sua vez, só morreram antes da semi na temporada passada, quando foram eliminados justamente por São José na mesmíssima fase de quartas-de-final em que medem forças neste campeonato.

alexNão sou técnico (ainda bem), mas se fosse comandante de São José (Zanon) e Bauru (Guerrinha) faria de tudo para vencer o jogo desta noite. Abrir 2-0 significa colocar o difícil rival (Brasília e Flamengo) nas cordas, pertinho da eliminação, fazendo com que dos dois jogos no interior de São Paulo apenas uma vitória seja necessária. Abrir a guarda e permitir triunfos fáceis logo mais, como muitas vezes acontece na NBA com times que estão em vantagem na série, é um grave erro que joseenses e bauruenses não podem nem pensar em cometer (principalmente por permitir que, psicologicamente, os adversários recuperem a auto-estima).

Será que Flamengo e Brasília reagem? Ou Bauru e São José aprontam novamente? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.