Topo

Bala na Cesta

O fim da segunda Era Dumars em Detroit

Fábio Balassiano

16/04/2014 01h03

Chega ao fim hoje uma das mais belas histórias da NBA. Joe Dumars, um dos poucos a serem campeões como jogador e gerente-geral com uma mesma franquia da NBA, sai de cena como o manda-chuva do Deteoit Pistons ao final da temporada. Oficialmente ele ainda ajudará na transição para a contratação de um novo GM, mas não terá posição de decisão nos Pistons.

Para quem não lembra, Dumars foi bicampeão da NBA na década de 80 com aquele fantástico time dos Pistons chamado de "Bad Boys" (Dumars, Thomas, Aguirre, Rodman, Lambeer, uma turma realmente da pesada). Era o cérebro e o ponto de razão de um esquadrão de malucos-beleza e o equilíbrio que o treinador Chuck Daly precisava em quadra.

Depois disso Dumara foi alçado a posição de gerente-geral da franquia. Escorregou feio ao escolher Darko Milicic no Draft de 2003 na segunda posição (deixando passar Dwyane Wade, Chris Bosh, Carmelo Anthony etc.), mas foi capaz de montar um timaço que chegou a final do Leste por anos seguidos (seis? Sete? De cabeça não lembro) e conseguiu ir duas vezes seguidas à final da NBA (título contra o Lakers em 2004 e vice diante do Spurs no ano seguinte – ai, Robert Horry…). Foi Dumars o responsável por montar um quinteto fantástico com Billups, Hamilton, Prince, Rasheed e Ben Wallace. E há muito mérito nisso, evidentemente.

Dumars acertou mais do que errou, isso não há dúvida, e deu alegrias para os fanáticos torcedores do Detroit. Mas, diga-se, ele errou muito nos últimos tempos (principalmente na montagem recente, pagando os tubos por Josh Smith e trazendo Brandon Jennings no lugar de Knight, que tem futuro…) e por isso sai de forma não tão prestigiosa e "por vontade própria" assim.

Faz parte do esporte e da vida. Seu saldo é positivo, e a memória do torcedor do Detroit para com ele será sempre positiva. Ídolo e campeão como jogador, "engenheiro" dos Pistons do começo de século (ganhador em 2004), o ex-companheiro de Isiah Thomas sai de cena com uma das mais belas histórias da liga.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.