Topo

Bala na Cesta

Grupos do Mundial Feminino definidos - veja o do Brasil!

Fábio Balassiano

16/03/2014 02h03

grupos

Foram sorteados neste sábado, em Istanbul, os grupos do Mundial (ou Copa do Mundo) Feminino que acontecerá a partir de 27 de setembro na Turquia(a imagem acima mostra, e o link aqui também). E o desenho não ficou ruim para o Brasil, não.

zanon1São 16 seleções, que estão divididas em quatro grupos com quatro times cada. As equipes jogam entre si. As três melhores avançam de fase, com as melhores de cada grupo já classificadas para as quartas-de-final. Segundos e terceiros colocados fazem um mata-mata entre si (A2 x B3, A3 x B2, C2 x D3, C3 x D2) para se juntar às melhores de cada grupo. Aí teremos quartas-de-final, semifinal e final. Mais informações sobre o sistema de competição, só clicar aqui.

Teoricamente o Brasil avança de fase sem tantos problemas. Tem mais time que a República Tcheca (27/9), adversária da estreia, deve penar demais contra a Espanha (28/9), campeã europeia, e decide sua posição na chave contra o Japão em 30 de setembro. Deve passar para o mata-mata, onde, em teoria, enfrentará Turquia ou Canadá (a França, atual vice-campeã olímpica, tem tudo para vencer seu grupo). Daí pra frente é impossível prever qualquer coisa.

tati1Sempre lembrando: o time formado por Zanon (foto) está em renovação, aprendizado, desenvolvimento. O foco, portanto, não está em conquistar uma medalha ou uma grande colocação no torneio. Vale, muito, pela experiência, rodagem das meninas (principalmente as mais jovens).

Este time irá sofrer, algumas meninas estarão em seu primeiro Mundial e é bem capaz que alguns problemas surjam. O mais importante é manter a cabeça fria e a filosofia de renovação visando o futuro da modalidade. Nomes como Patrícia, Tainá e Tatiane (foto à esquerda) terão seu baile de debutante em uma competição internacional de primeiro nível na Turquia. Boa sorte ao técnico e às meninas!

O que você está esperando da Copa do Mundo Feminina? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.