Topo

Bala na Cesta

Os primeiros passos de Adam Silver na NBA

Fábio Balassiano

07/02/2014 03h54

silver2Nesta semana você leu aqui uma análise minha sobre os 30 anos de gestão de David Stern à frente da NBA. O cara foi um mito, mudou os rumos da liga e será sempre lembrado como o melhor comissário-geral da história dos esportes americanos.

Não gostaria, portanto, de estar na pele de Adam Silver (foto), que substituiu a Stern a partir de 2 de fevereiro de 2014 como mandatário geral do melhor campeonato de basquete do planeta.

E Adam Silver já acena com seus dois primeiros "trabalhos" como comissário-geral neste primeiro mandato. Em texto assinado por Scott Howard Cooper no site da NBA (veja mais aqui), o jornalista afirma que Silver está pensando em aumentar a idade mínima para atletas entrarem na liga de 19 para 20 anos e terá que assinar um novo acordo de mídia (talvez aqui a missão mais dura).

Para esta segunda situação, o novo comissário, sabendo que será uma de suas mais importantes ações para que tenha uma gestão austera e saudável, convocou um comitê de sete dirigentes para ajudá-lo a decidir qual será o parceiro de mídia da NBA nos próximos anos (já é uma das primeiras aulas de gestão que ele dá – juntar pessoas capazes para tomar a melhor decisão a respeito de um tema complexo).

Sobre a questão da idade, estou completamente de acordo. Caso a medida seja aprovada pelas franquias (haverá votação com as 30 nos próximos dias), os atletas das universidades americanas terão que ficar, no mínimo, duas temporadas em suas faculdades para, mais maduros e com fundamentos formados, apenas depois disso entrarem na NBA

Silver terá um trabalho imenso, mas seu estilo de gestão (ao menos neste início) está muito parecido com o de Stern. Criar novas linhas de receita para a liga, ouvir a quase todos e diminuir o degrau que há na passagem Faculdade-NBA.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.