Topo

Bala na Cesta

Um apelo: não exibam o jogo da próxima semana na LBF

Fábio Balassiano

11/12/2013 03h33

brasilia1Nesta semana publiquei aqui um texto falando sobre o tenebroso nível apresentado pelo time de Brasília na primeira partida do time na LBF (derrota por 141-18). Para mostrar bem o estado das coisas, a direção da equipe correu tresloucadamente para, com a competição em andamento, contratar um punhado de atletas de Venceslau (veja mais aqui).

E aí o que temos na próxima segunda-feira, dia 16 de dezembro de 2013? Justamente um jogo de Brasília sendo exibido no Sportv (contra Rio Claro, no interior de São Paulo). Confesso que quando olhei tomei um susto.

Acho que todos sabem, aqui, que sou um dos poucos que ainda assistem às partidas do basquete feminino no país. Paro o que estou fazendo pra ver jogos, converso com técnicos, entrevisto as meninas, tento dar uma força para uma modalidade que apenas por milagre ainda não fechou as portas no Brasil.

Mas mostrar um jogo deste nível na televisão me parece uma tremenda bola fora. Nada contra as duas agremiações, mas sim pelo produto que será mostrado para todo Brasil. Sendo bem claro: se a qualidade técnica dos jogos entre os melhores times do país já é horrível, imagine o de dois times que, neste começo de competição, não conseguiram marcar mais do que 60 pontos? É o que veremos na próxima semana.

Todos os times merecem ter jogos exibidos na televisão – é bom para atletas, patrocinadores e técnicos. Mas a Liga de Basquete Feminino deve pensar primeiro em seu próprio produto. Colocar este bizarro time de Brasília para jogar contra Rio Claro, que perdeu as duas primeiras fazendo 55 e 46 pontos), me parece um grandíssimo tiro no pé, um erro absurdo de divulgação/marketing/exposição. A notícia boa é que ainda dá tempo de rever a grade com o Sportv e alinhar as expectativas com todos os clubes.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.