Topo

Bala na Cesta

O justo título sul-americano de Brasília

Fábio Balassiano

30/11/2013 08h27

bsb1

Brasília é bicampeão da Liga Sul-Americana (2010 antes). Fez um grandíssimo jogo contra o Aguada, anfitrião, ontem à noite em Montevidéu (Uruguai), bateu os rivais por 93-81 (dominou a partida praticamente completa, tendo um lapso apenas no começo do terceiro período) e conquistou o troféu com inteira justiça. Na decisão do terceiro lugar, Bauru ganhou do Boca Juniors por 79-71.

gui1Giovannoni, que teve 21 pontos e 10 rebotes ontem à noite na decisão, (foto à direita) foi o MVP da competição, e outros três candangos saíram com 20 ou mais pontos (Arthur e o uruguaio Martin Osimani, com exatos 20, e o norte-americano Marcus Goree, com 24 + 8 rebotes em uma estupenda atuação).

Mais do que o caneco, o que fica para Brasília, que jogou sem Alex (sim, Alex Garcia, lesionado, não esteve no Uruguai) e Alírio, é a certeza que o trabalho do brilhante técnico argentino Sergio Hernandez (que, tal qual Martin Osimani, sequer foi citado no release da equipe) começa a dar certo, começa a ser compreendido.

Os brasilienses fizeram partidas muito boas desde a segunda fase (com exceção da contra o Argentinos de Junin, que foi uma tragédia), melhoraram demais a defesa, passaram a rodar melhor a bola no ataque (a entrada de Osimani melhora demais a capacidade de ler o jogo do time, isso é inegável) e entenderam que, sim, podem chutar de três pontos (como foi na semifinal diante do Boca Juniors), desde que a defesa lhes ofereça isso – e não quando o ataque teima em fazer. O aproveitamento de tiros longos, de 39,4%, fala por si só.

sergio1Não deve ser um trabalho fácil, o de Ovelha (beijado na foto à esquerda), pois é uma cultura do basquete brasileiro de anos, anos e anos. Mas o figuraça, com sua camisa aberta, relógio dourado e voz rouca (inconfundível desde os tempos de Peñarol), aos poucos tem conseguido implantar a sua filosofia de um jogo mais consciente. O primeiro resultado foi colhido. A primeira taça já veio.

Brasília, agora, mais do que nunca é favorito ao caneco de NBB e Liga das Américas. Dá pra imaginar este timaço em um Mundial de Clubes? Pois é, dá sim.

Parabéns aos jogadores brasilienses e a comissão técnica!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.