Topo

Bala na Cesta

Brasília decide hoje Sul-Americana

Fábio Balassiano

29/11/2013 13h00

brasilia1Dia importante para o basquete brasileiro nesta sexta-feira. A partir das 21h (Sportv), o Brasília enfrenta o anfitrião Aguarda, do Uruguai, na final da Liga Sul-Americana e pode conquistar o bicampeonato da competição (em 2010 bateu o Flamengo, no Rio de Janeiro) e o primeiro depois de dois anos de domínio argentino (2011 foi o Obras Sanitárias contra o Pinheiros e ano passado, o Regatas, de Corrientes).

Antes, às 18h30, o Bauru tenta se recuperar do mico imenso de quarta-feira, quando abriu mais de 20 pontos contra o Aguarda e mesmo assim conseguiu perder a partida (inexplicável e inconcebível). Um time com um plantel deste valor não pode simplesmente ruir mentalmente como foi na segunda etapa. Não é só tática (que decididamente precisa de ajustes), mas principalmente cabeça. Hoje os bauruenses disputam o terceiro lugar contra o Boca Juniors, batido facilmente por Brasília na própria quarta-feira. Mais do que a medalha de bronze, Guerrinha e seus comandados precisam da vitória para aumentar a confiança visando a final do Paulista contra o Paulistano nos próximos dias. Um dos times que mais investe no país, Bauru precisa de melhores resultados.

Mas, bem, voltando. No jogo de hoje teremos um excelente duelo entre dois uruguaios de respeito (ambos na foto). De um lado, Leandro Garcia-Morales, do Aguada. Do outro, Martín Osimani, craque da armação que defende Brasília. São dois grandíssimos jogadores e que foram fundamentais nas vitórias contra Bauru e Boca, respectivamente. Morales teve 29 pontos e sequer saiu de quadra. Osimani, 10 pontos, ótima defesa e seis assistências em um jogo com brilho especial de Nezinho (24 pontos).

E aí, será que Brasília vence a Liga Sul-Americana? Pelo fato de o Aguarda já estar na Liga das Américas, os candangos já garantiram, automaticamente, vaga na principal competição intercontinental das Américas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.