Topo

Bala na Cesta

A recuperação do Flamengo no NBB

Fábio Balassiano

29/11/2013 00h51

nicolasRodada bem quente ontem no NBB (fiz um resumão no Face e você lê clicando e curtindo aqui). Limeira manteve a invencibilidade, Goiânia superou Uberlândia fora de casa, o Pinheiros venceu a quarta positiva, o Basquete Cearense bateu o Palmeiras, o Paulistano superou Macaé no interior do Rio de Janeiro e na Gávea o Flamengo jogou muito bem para bater a Liga Sorocabana com tranquilidade. Estive lá e vamos a alguns pontos interessantes:

1) Não houve muita disputa. A disparidade técnica entre as duas equipes é absurda, altíssima, e ao final do primeiro período (29-15) já não tinha mais jogo. O Flamengo seguiu marcando forte, controlou o jogo, não forçou a barra e venceu fácil por 95-72. Superioridade técnica, física, mental e tática incontestável. Ao contrário da rodada passada, quando não jogou bem contra o Pinheiros, o rubro-negro, mesmo desfalcado, teve uma atuação segura, marcando e conduzindo bem seu ataque. O time continuará forte, podem ter certeza. Uma pena o ginásio vazio, apenas.

gege12) Difícil falar em destaque individual em uma peleja tão fácil. Gostei, mais uma vez, de ver Nicólas Laprovittola (21 pontos – na foto à esquerda) em quadra. O argentino tem uma visão de jogo diferenciada. Realmente um grandíssimo jogador. Mas hoje saí impressionado com Gegê (11 assistências – foto à direita). O armador, que anteontem esteve no Maracanã para comemorar a vitória do Flamengo no futebol, está cada vez mais seguro, confiante e conduz o seu time em quadra. Em sua terceira temporada no NBB (uma pelo Tijuca, e a segunda pelo Fla), o camisa 19 está pronto, prontíssimo. Bacana ver a evolução constante de Gegê, garoto de bem com a vida, sempre feliz, animado, cara do bem.

3) Flamengo conseguiu colocar em um jogo de NBB seus meninos da Liga de Desenvolvimento. Diego Marques (5 pontos e 10 minutos) é o reserva na ala com a contusão de Benite, Felício é uma realidade (6+6 rebotes em 22 minutos) e Léo Medeiros (excelente com 10 pontos em 14 minutos) foi muito bem. Daniel e Douglas também entraram, e no último minuto o quinteto esteve junto em quadra. Foi bacana!

neto14) No final do jogo conversei com o técnico José Neto. Ele me disse que o clube procura, sim, um reforço para o lugar de Benite, mas que não conta com isso. Trabalha com o material que tem em mãos e disse que confia muito na garotada. Neto também ressaltou a versatilidade do elenco, que pode jogar com dois armadores de ofício (Gegê e Laprovittóla), Olivinha na posição 3, Shilton na ala-pivô e outras variações. É uma das forças do elenco, sem dúvida alguma.

5) Vitor Benite estava na Gávea e conversei com ele. Obviamente o ala, que se machucou na semana passada contra o Palmeiras e perderá o restante do NBB6, estava triste com sua lesão no joelho, mas cabeça boa, pra frente. Deve operar em duas semanas. Sucesso pra ele na sua recuperação.

6) Marquinhos também estava no jogo. Joelho ainda com dores. Volta apenas para 2014. Ressonância magnética será realizada na terça-feira para maior precisão de datas.

rinaldo17) Por fim, duas notas tristes: o técnico da Liga Sorocabana, Rinaldo Rodrigues (foto à direita), foi expulso. A primeira falta técnica eu vi, entendo e não há contestação. A segunda, ninguém no ginásio entendeu. Foi até estranho. Rinaldo estava desolado no intervalo. O pior, porém, estava por vir. No começo do segundo tempo, o ala sorocabano Schneider recebeu uma falta técnica, reclamou, levou a segunda e foi excluído. Não se conformou e peitou o árbitro. Foi feio, o clima ficou quente. Nota triste da noite.

E você, viu algum jogo do NBB? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.