Topo

Bala na Cesta

Mogi e Espírito Santo, surpresas do NBB

Fábio Balassiano

26/11/2013 15h00

jb1Ainda está no começo, mas quem olha a classificação do NBB certamente se surpreende. Brasília (1-2) e Bauru (1-3), favoritos ao caneco, têm campanha negativa e na parte de cima da tabela Limeira (4-0), Espírito Santo (2-0) e Mogi (3-1) fazem bonito no campeonato. De Limeira falei aqui na semana passada, então é hora de falar dos outros dois que estão na ponta do certame.

Sobre o Espírito Santo (ex-Vila Velha), é até difícil explicar o que está acontecendo. O time por pouco não ficou de fora da competição (vítima da falta de patrocínio, que acabou pintando na última hora), montou um elenco às pressas com o que o mercado lhe proporcionava (Arnaldinho, Eddy, Rashaun, Muojeke, Gaspar, Gorauskas, Collins, Daniel Filé etc.), trouxe João Batista (foto à esquerda) para sua primeira experiência como técnico principal (ele foi assistente do Flamengo por muito tempo) e até agora não perdeu. Bateu o Minas por 68-67 na estreia e neste sábado ganhou de São José por 86-79. A tabela agora reserva quatro jogos difíceis (Limeira e Bauru fora de casa, e Macaé e Flamengo no ES), e é até provável que a vaga no playoff não venha. Mas as duas vitórias que já vieram podem acabar garantindo a franquia longe do rebaixamento (principal objetivo do time).

pacoOutro time que merece destaque é o Mogi, do exigente técnico espanhol Paco Garcia (foto à direita). Com 3 vitórias em 4 jogos (bateu Franca, Goiânia e Brasília; perdeu de Uberlândia), o time tem dois jogos em casa (Pinheiros e Palmeiras) para se consolidar na ponta da competição. Falei antes do NBB que o elenco me agradava muito, e por enquanto o modo altruísta que Paco tem tentado implantar em Mogi tem dado certo. Cinco jogadores têm 10 ou mais pontos, 8 jogam 16 ou mais minutos e domínio amplo nos rebotes com Daniel Alemão (10 por jogo). O time, que chuta apenas 22 bolas de 3 por jogo (39 de 2, quase o dobro em um campeonato viciado por bolas longas), vai aos playoffs, e com este começo pode pensar em conseguir mando de quadra e, quem sabe, uma vaga entre os quatro primeiros (bom lembrar que os mogianos venceram Brasília fora de casa neste sábado).

São as três grandes surpresas até então em um NBB muito equilibrado e com nível técnico abaixo da crítica (nenhuma novidade por aqui – falarei sobre isso nos próximos dias, podem esperar). Limeira tem um grande time e lidera, Mogi se reforçou bem (Alemão e principalmente Marcus Toledo) e o Espírito Santo quase ninguém esperava muita coisa. Todos estão indo muitíssimo bem.

Concorda comigo? Algum outro ponto surpreendente neste começo de NBB? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.