Topo

Bala na Cesta

Americana x São José, começa hoje final do Paulista Feminino

Fábio Balassiano

21/11/2013 11h30

vendra1Começa hoje em Americana (20h, ainda sem saber se a ESPN, detentora dos direitos de transmissão, exibirá a peleja) a final do Paulista Feminino envolvendo Americana e São José (melhor de cinco jogos).

O time da casa, tetracampeão estadual (2001, 2003, 2010 e 2012 – venceu, portanto, dois dos últimos três campeonatos) e ainda não perdeu um jogo sequer na competição (15 vitórias). As joseenses, por sua vez, aparecem com elenco reformulado em relação ao da temporada passada e tentam o primeiro caneco da sua história. Mas não é só isso: Americana e São José possuem dois dos melhores projetos de basquete do país.

Em Americana, que revela ano após ano meninas para as seleções brasileiras de base e para seu time adulto (poderiam jogar mais, sem dúvida…), uma das grande atrações é Antonio Carlos Vendramini (foto à direita), que depois de muito tempo voltou a comandar uma equipe no basquete feminino e tem, ao menos aparentemente (pelo pouco que vi e muito pelas estatísticas), conseguido passar a sua filosofia de trabalho para um elenco fortíssimo. Se Vendramini conseguir manter a pegada defensiva de Zanon, ex-comandante da equipe, e arejar um pouco mais o ataque (grande falha do antigo treinador) certamente fará um grande trabalho. É impossível, pela campanha, investimento e tradição, negar que Americana surge como favorita para esta decisão – além disso tudo tem o mando de quadra.

lima2Do outro lado, porém, estará Carlos Lima (foto à esquerda), que comanda o projeto de São José desde que a equipe decidiu investir na modalidade há cerca de quatro anos. Lima perdeu Tatiane e Patricia, titulares na temporada passada, mas repôs bem com as aquisições de Karen, Fabiana Caetano, Babi (as três ex-Americana), Plutin, Cacá, Karina Jacob e Ramona (a cestinha do Mundial Sub-19 e uma das maiores revelações do basquete brasileiro, no entanto, tem jogado pouquíssimos minutos na rotação joseense – poxa, Lima!). É um polo bacana que surgiu para o basquete feminino, que tem revelado boas meninas (Luana, Carolina Ribeiro, Estela etc.) e certamente merece ser valorizado.

Este é o cenário da decisão que começa hoje. Jogo 2 será na sexta-feira, o 3 no domingo, o 4 (se necessário) no dia seguinte e o quinto (caso necessário), na quarta-feira (27/11). Quem será que vence? Americana ou São José? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.