Topo

Bala na Cesta

Primeiro jogo do NBB6 tem boa audiência na TV Globo

Fábio Balassiano

12/11/2013 11h06

nico1A informação vem do blog Conexão TV: o primeiro jogo de fase regular da história do NBB em TV Aberta registrou média de 4,8 pontos na TV Globo (o duelo foi entre Flamengo e Brasília no sábado passado, com vitória rubro-negra). O resultado manteve a emissora em segundo lugar na faixa de horário entre 10h e meio-dia, perdendo para o SBT (5,8 pontos) e ficando à frente da Rede Record (4,0 pontos).

Apenas como referência: cada ponto representa 62 mil domicílios na Grande São Paulo. Ou seja: no mínimo 297 mil lares viram o basquete no sábado pela manhã. Se pensarmos que a audiência não é medida no Rio de Janeiro, cidade do Flamengo, o volume de pessoas impactadas foi certamente maior. Se tivesse, ainda por cima, uma divulgação mais forte, consistente, o barulho certamente teria sido assustadoramente maior.

Olha, considero esta audiência bem boa mesmo para o basquete brasileiro. Só lembrando: é um produto desconhecido do grande público, longe dos holofotes há quase 20 anos, sem resultados expressivos há décadas e o horário da partida é normalmente "habitado" por programas infantis (como foi o caso do líder SBT). Uma aposta em uma fórmula diferente demora mesmo a fazer o famoso "trilho" de programação, a trazer o "costume" da audiência.

Se foi uma aposta da TV Globo, foi uma boa aposta – e com potencial incrível de crescimento caso se mantenha para os próximos meses. Não se conquista uma liderança com um segmento novo (esporte), e em uma faixa de horário difícil, da noite para o dia – mesmo a Globo. Vamos ver se com estes números na mão a turma da Liga Nacional consegue emplacar mais partidas neste ou em outro horário na emissora.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.