Topo

Bala na Cesta

O problema de sempre: calendário do Paulista, NBB e Sul-Americana coincidem

Fábio Balassiano

22/10/2013 00h40

Este não é um assunto novo. Este não é um texto, digamos, novo. Mas como a situação se repete ano após ano é preciso falar a respeito. O tema é "calendário", foi abordado aqui brilhantemente por Guilherme Giavoni há três meses e volta agora para a discussão com (adivinhem) as datas de Paulista, NBB e Liga Sul-Americana coincidindo, batendo, sendo sobrepostas. Vejamos (em amarelo as datas que se chocam):

SEMIFINAIS DO PAULISTA (link aqui): 7 a 14 de novembro (jogos em dias consecutivos)
FINAIS DO PAULISTA (link aqui): 16, 17, 19, 20 e 22/11
RODADAS INICIAIS DO NBB (link aqui): 9, 14 e 16/11
SEGUNDA FASE DA LIGA SUL-AMERICANA (link aqui): 5, 6 e 7/11 e 12, 13 e 14/11 (Brasília, São José e Bauru envolvidos)

Está claro o que vai acontecer, não? Uma confusão imensa está instalada, decretada desde já. Há um grande risco de clubes como Bauru e São José, certamente os que mais podem ser prejudicados, jogarem três competições sem ter o mínimo período de descanso. Por isso conversei com três pessoas envolvidas e coloco a íntegra das declarações aqui (divulgo na ordem que conversei):

"Tínhamos um calendário decidido há meses e já havíamos passado a questão e nossas preocupações para a Federação. Infelizmente é um problema recorrente, sabemos disso, mas não abrimos mão das nossas datas, não. Quanto a Liga Sul-Americana, não temos muito o que fazer pois não há nem datas concretas para a segunda fase para cada equipe. Teremos que remarcar alguns jogos, tal qual acontecerá com a Liga das Américas, mas quanto a isso não temos o que fazer realmente", Sergio Domenici (foto à direita), Gerente-Executivo da Liga Nacional.

"Eu não mexo no meu calendário. Mudar pra quê? A Liga (Nacional) chega e nos impõe as coisas, como se fosse dona do basquete. Nunca assinamos nada, nunca sequer foi conversado a respeito. Eu não mudo, tenho que terminar meu campeonato. A Federação é que manda no campeonato dela, e não os outros. Modificar as datas? Eu não mexo", Toni Chakmati (foto à esquerda), presidente da Federação Paulista.

"A Liga Nacional não vai mudar o seu calendário. Já havíamos conversado com a Federação, para que ela acabasse o campeonato em 11, 12 de novembro, dias antes do início do NBB e pelo visto nada foi feito. Ficamos surpresos quando vimos no site oficial da FPB os jogos marcados para o mesmo período do começo do nosso campeonato. Se temos algo assinado? Não, nada foi assinado. Se tínhamos acordado? Sim, tínhamos falado dessa necessidade e acreditávamos que seria tudo realizado. Pelo visto vamos ter que sentar, novamente, para conversar – ABASU, LNB e Federação. Mas não mexeremos nas nossas datas", Cássio Roque (foto à direita), presidente da Liga Nacional de Basquete.

Longe de querer dizer quem está errado nessa situação, só dá pra lamentar e garantir que há apenas um perdedor nessa história toda: o basquete. Vamos ver os próximos capítulos que serão protagonizados por ABASU (Sul-Americana), Liga Nacional (NBB) e Federação Paulista (Estadual de São Paulo). O triste, o mais triste disso tudo, é que não dá pra dizer que não era uma pedra cantada. Isso acontece há anos, e nunca houve um consenso entre as partes envolvidas.

Que situação lamentável, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.