Topo

Bala na Cesta

Curtinhas de Barueri: Caboclo impressiona, Mundial masculino e Feminino

Fábio Balassiano

07/10/2013 15h00

1) Quando estava vendo o treino de sábado, o assessor de imprensa do time do Olympiacos havia me perguntado sobre Bruno Caboclo (foto), esguio jogador do Pinheiros de menos de 20 anos. Achei que era só curiosidade, mas quando comecei a entrevistar o técnico Giorgios Bartzokas ele me falou que ficou impressionado com a envergadura de Caboclo e também de Lucas Dias, outra joia do Pinheiros – algo que ele repetiu na sua entrevista coletiva depois do título.

No domingo, antes do jogo, Bartzokas coçava a cabeça a cada enterrada de Bruno no aquecimento e falava com seus auxiliares sobre o menino a cada segundo. Depois, um de seus assistentes me fez um questionário simples sobre o menino e finalizou "Por que diabos ele não jogou contra nós ainda?". Quando expliquei, ele emendou: "Com os físicos abençoados que eles têm eu tenho medo do que eles podem fazer no futuro". Caboclo ficou de fora da seleção brasileira Sub-19 que foi ao Mundial da categoria este ano, só pra lembrar…

2) Mais uma vez o assunto da área VIP em Barueri foi o Mundial masculino de 2014. Na manhã de sábado Carlos Nunes, presidente da CBB, esteve reunido com sua equipe para alinhar algumas questões para a apresentação (em breve mais detalhes por aqui). Quem promete ajudar na candidatura é Luis Fernando Lima, ex-homem forte da Globo e agora consultor esportivo. Quem foi muito paparicado sobre o assunto foi Ricardo Leyser, Secretário de Alto Rendimento do Ministério do Esporte, que esteve presente ao jogo deste domingo.

3) Para quem gosta de basquete feminino, duas figura míticas estiveram no ginásio: Helen Luz, campeã mundial em 1994, e Antonio Carlos Vendramini, de inúmeras conquistas com as meninas.

4) Consegui entrevistas Alberto Garcia (Secretário-Geral da FIBA Américas), Horario Muratore (Presidente da FIBA Américas) e, pasmem, Carlos Nunes, presidente da Confederação Brasileira (10 minutos de papo).

5) Shamell era um dos mais procurados por crianças para tirar fotos depois do jogo de domingo. Simpático, ele não se negou a nenhuma delas, mas só esqueceu que a imprensa o esperava para as entrevistas. Fui lá avisá-lo, ele pediu para as crianças esperarem, falou por 10 minutos com os jornalistas e voltou para mais 670 fotos. Figuraça.

6) Magnífico o trabalho de comunicação da Liga Nacional em Barueri. Levou cinco profissionais da área e foi presença forte não só em seu site mas principalmente nas redes sociais (Facebook, Twitter e Instagram), com fotos e notícias fresquinhas. Ponto para a LNB neste sentido também.

7) Falei que Rubén Magnano não esteve em Barueri, e o presidente Carlos Nunes me disse que o argentino tinha um problema pessoal para resolver na Argentina. Outra ausência notada: Cássio Roque, presidente da Liga Nacional de Basquete. O manda-chuva de Limeira também teve que resolver questões particulares.

8) Ainda não há nada confirmado, mas a próxima Copa Intercontinental deve contar com mais times e tem ótimas chances de permanecer no Brasil. O campeonato foi aprovado, e agora a FIBA irá lutar por patrocinadores. Com antecedência e um campeonato já realizado fica mais fácil de lutar por quem banque os próximos torneios. Não está descartada a ideia de campeões asiático, africano e da Oceania comparecerem.

9) Copa Intercontinental feminina, Fiba Américas e Euroleague, o que estão esperando?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.