Topo

Bala na Cesta

O começo dos playoffs da WNBA - veja confrontos

Fábio Balassiano

19/09/2013 01h30

Começam hoje os playoffs da WNBA – playoffs que prometem ser um dos melhores dos últimos tempos (a ESPN, que tem os direitos de transmissão do campeonato para o Brasil, promete exibir logo mais Atlanta Dream x Washington Mystics nesta qunita-feira às 21h).

Vamos aos duelos que abrem o mata-mata nas duas conferências (séries em melhor de três jogos, com o primeiro e o terceiro, caso este seja necessário, na casa do time de melhor campanha – aqui o calendário completo).

OESTE

Minnesota Lynx (1) x Seattle Storm (4) – O Minnesota tem um dos melhores elencos da WNBA, um trio de jogadoras acima da média (Seimone Augustus, Maya Moore e Lindsay Whalen respondem por quase 50 dos 82 pontos da equipe) e o mando de quadra. Do outro lado, o Seattle Storm vem sem duas das maiores estrelas da WNBA nos últimos anos (Lauren Jackson e Sue Bird, lesionadas, nem entraram em quadra neste campeonato), sendo a grandíssima surpresa da temporada (ninguém imaginavam que o time chegaria a pós-temporada, pra ser sincero). O Lynx seria o favorito absoluto, mas na despedida de Tina Thompson (a veteraníssima de 38 anos, 4 títulos da WNBA e 2 medalhas de ouro olímpicas se aposenta ao final desta temporada – ela é a única, aliás, que disputou TODOS os campeonatos da liga até hoje) o homogêneo elenco do Seattle (cinco anotam 10 ou mais pontos) pode surpreender e deixar a série bem complicada pro Minnesota (Tina está na foto à direita).

Los Angeles Spakrs (2) x Phoenix Mercury (3) – Será o duelo de duas jogadoras extraordinárias (Candace Parker, com a bola, e Diana Taurasi – ambas na foto à esquerda), duas jovens pivôs que têm ido muitíssimo bem (Nneka Ogwumike e Brittney Griner) e peças ótimas nos elencos de apoio (Lindsey Harding e Kristi Tolliver pelo Sparks; Penny Taylor, Candice Dupree e DeWanna Bonner pelo Mercury). Não há qualquer possível prognóstico a se fazer nesta série, certamente a melhor desta primeira rodada de playoff. Acredito que irá a três partidas. Estou bem curioso pra saber se Candace Parker, uma das jogadoras preferidas deste blogueiro aqui, conseguirá dominar Dupree e Griner no garrafão – é uma combinação de defensoras que une força, agilidade e técnica (Cp3 terá que cortar um dobrado, portanto).

LESTE

Chicago Sky (1) x Indiana Fever (4) – O Chicago nunca havia chegado aos playoffs, e precisou de uma novata, a belíssima Elena Delle Donne (foto à direita), para conseguir o feito. Na pós-temporada, um teste inicial e tanto – o Indiana Fever, simplesmente o atual campeão da liga e que conta com Tamika Catchings, que faz uma temporada muito boa (17,7 pontos e 7,1 rebotes). Será uma prova e tanto para as meninas do Chicago, principalmente para Delle Donne e Sylvia Fowles, as duas estrelas do time e que serão testadas até a última gota pela técnica do Indiana, a experiente Lin Dunn. O Chicago é favorito por ter conseguido transformar uma franquia desacreditada em uma equipe confiável e confiante em tão pouco tempo, mas eu não acredito que será fácil, não. O lado psicológico pode ser colocado na mesa pelo Indiana, e o Sky pode sentir um pouco nos primeiros jogos de mata-mata de sua história.

Atlanta Dream (2) x Washington Mystics (3) – Ninguém é maluco de dizer que uma série de playoff pode ser fácil, mas esta aqui envolvendo o Atlanta de  Angel McCoughtry e Érika de Souza (ambas na foto) me parece muito perto disso. O time da capital dos Estados Unidos é organizado, simpático e tal, mas está longe de ter força pra vencer a franquia da Geórgia, que conta com McCoughtry em excelente fase (cotadíssima pra ser MVP da temporada) e Érika no melhor momento de sua carreira – como ela mesma disse aqui ontem neste blog.

Concorda comigo? Vai acompanhar os playoffs da WNBA? Comente!

 

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.