Topo

Bala na Cesta

Incansável, Guilherme Vos é o novo técnico da Seleção Sub-17 Feminina

Fábio Balassiano

18/09/2013 15h20

Rapaz, que dia sensacional pro basquete feminino brasileiro, hein. Duas boas notícias em menos de 24 horas. Mas, hein, vamos comemorar então. Ontem abri o site da Confederação Brasileira e fiquei realmente feliz quando vi que o novo técnico da seleção brasileira feminina Sub-17 que jogará o Sul-Americano de 21 a 27 de outubro, no Equador, chama-se Guilherme Vos (foto à esquerda). Serão três vagas para a Copa América de 2014, que por sua vez classifica quatro seleções para o Mundial Sub-19 de 2015.

Para quem não conhece, Guilherme, tão engraçado quanto competente, é treinador e coordenador de basquete do bom projeto feminino da Mangueira (antes passou por Flamengo, Grajaú e Fluminense, onde o conheci em um dos Nacionais da CBB em um time que tinha Clarissa, Ivana, Kaká, Thaíssa, entre outras). É um cara incansável, trabalhador, honesto, estudioso e que agora colhe o que plantou há 30, 35 anos de uma carreira difícil, dura como é a de quase todos os professores deste país.

Além disso, e aqui cabe um elogio a CBB, é bem válida a atitude da entidade máxima de dar o comando de uma seleção de base para um técnico que não seja de São Paulo, o maior centro de basquete do país. A geração é bem boa (Kananda, Monique, Vitória etc.), a convocação foi abrangente (das 18 atletas, 10 jogam fora de São Paulo) e haverá um novo método de trabalho nas mãos de Guilherme Vos, o que é sempre salutar e interessante.

Que Guilherme tenha sorte no maior desafio de sua carreira, e que a Confederação Brasileira continue investindo em técnicos de outros centros que não São Paulo (tal qual aconteceu com Julio Patrício, de Santa Catarina).

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.