Topo

Bala na Cesta

Brasil dá vexame, leva surra do Canadá e vaga no Mundial passa a correr risco

Fábio Balassiano

01/09/2013 14h01

Foi um vexame (não há outra palavra que eu consiga colocar neste momento). um vexame de proporções colossais. Que eu me lembre, a seleção masculina adulta de basquete fez uma de suas piores apresentações nos últimos anos (e não foram poucas, é bom dizer isso também) neste domingo em Caracas (Venezuela). Tão simples quanto isso.

O Brasil bizarramente para o Canadá por 91-62 na segunda rodada da Copa América (ainda está sem vitória na competição), levou um verdadeiro show de bola de um rival bem armado porém nada de absurdamente talentoso e agora vê a vaga no Mundial se complicar de vez (são quatro, e agora Argentina, República Dominicana, Porto Rico e Canadá estão em melhores condições que o país que jamais deixou de se classificar para um Mundial). Foi a pior derrota desde que Rubén Magnano assumiu a seleção.

Não há muito o que se possa dizer quando um time perde do (repito) não mais do que mediano Canadá por 29 pontos. Poderia colocar os números canadenses, estatísticas brasileiras, mas seria em vão – o buraco é bem mais embaixo, o problema é de outra ordem (comportamental mesmo). Foi uma tenebrosa defesa, um ataque que segue sem se achar e uma atitude (e talvez aqui esteja o pior problema deste grupo) passiva, aceitando todas as ações do adversário sem lutar, sem querer inibir as melhores jogadas do adversário. Isso tudo com um técnico que convocou mal, mexe mal e discute com a arbitragem a cada segundo.

Poderia, também, falar sobre os jogadores individualmente (é só escolher que dá pra falar mal de quem quiser…), mas sinceramente acho que o problema é bem maior que isso (os caras estão lutando, tentando, mas há um hiato grande entre saber como lutar e só lutar). A vaga no Mundial de 2014 corre perigo (muito perigo), e Rubén Magnano (foto à direita), expulso neste domingo, parece não saber bem o que fazer pra colocar o elenco nos trilhos e a próxima fase (contra Argentina e República Dominicana, que bateu os hermanos ontem) será ainda mais difícil.

Do jeito que as coisas andam, o jogo de amanhã contra o Uruguai (18h30) também será perigoso – e o time de Magnano não pode nem pensar em perder. Já são duas derrotas em uma Copa Américas que não precisava ser assim tão sofrida – e será, será até o fim.

Viu o jogo? Sofrimento a vista, não? É só comentar na caixinha!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.