Topo

Bala na Cesta

Deron Williams, Ricky Rubio e a transformação pra próxima temporada

Fábio Balassiano

29/08/2013 11h10

Desde seu ano de novato, Deron Williams nunca havia dado tão poucas assistências (8,7 e 7,7) quanto nas duas últimas temporadas da NBA. Forçado a pontuar devido às necessidades do time, D-Will, tão craque quanto genioso (já ajudou a derrubar dois técnicos, é bom lembrar – Avery Johnson e Jerry Sloan), agora terá que novamente mudar de chip. Em entrevista esta semana, Jason Kidd, novo técnico do Brooklyn Nets (ambos na foto), disse o seguinte:

"Quando conversar com Deron vou estimulá-lo a passar mais, a ter novamente dígitos duplos em assistências", afirmou Kidd, lembrando que D-Will já foi 10+ em passes em cinco de suas oito temporadas completas.

E o motivo é bem, bem claro. Ao contrário dos dois últimos anos, agora não faltam armas ofensivas aos Nets. Com bolso cheio, o time foi às compras e trouxe Jason Terry, Andrei Kirilenko, Paul Pierce, Kevin Garnett e ainda manteve Joe Johnson e Brook Lopez. Se não está óbvio o que Kidd quis dizer a seu armador titular, é só escrever aqui: "Meu filho, agora você tem pra quem passar. Faça o time jogar que esta é sua missão". Está claro que deverá ocorrer um processo de mutação em D-Will pro começo da próxima temporada, não?

Outro que terá que se adaptar a novas – e diferentes – funções é o espanhol Ricky Rubio (foto à direita). Mestre nos passes em suas duas primeiras temporadas na NBA (8,2 e 7,3 assistências), comparado a Pistol Pete Maravich pela sua velocidade em achar seus companheiros e visão de jogo, ele ouviu uma recomendação do novo manda-chuva do Wolves essa semana: "Passando a bola ele é fenomenal, mas precisará arremessar mais e muito melhor. Estamos de olho nisso e é o que precisaremos dele daqui pra frente. Assim, com o pacote completo, ele deixará o jogo ainda mais fácil pra ele e seus companheiros", afirmou Flip Saunders sobre o camisa 9.

E de fato Flip tem uma dose de razão. Se não é um mão-de-pau na pontuação (10,6 e 10,7 pontos), Rubio tem índices muito baixos nos arremessos (média de 35,9% nos chutes totais e 31,7% nas bolas de três pontos em sua curta carreira na NBA). Ao contrário de Deron Williams, citado acima, ele não terá um número tão imenso de opções assim pra pontuar (no garrafão, sim, com Kevin Love e Nikola Pekovic, mas fora dele a situação não é muito confiável assim) e precisará assumir novos, digamos, compromissos para enfim colocar o Wolves nos playoffs (embora pontuar seja, de fato, sua grande e eterna carência).

Não serão processos fáceis tanto para Williams como para Rubio, isso está claro pra mim. Deron Williams tem uma facilidade absurda pra pontuar (de longe, de perto, infiltrando, arremessando por cima dos outros armadores, o diabo) e sabe que pode resolver a parada chutando (mesmo com quatro ou cinco armas no elenco capazes de fazer o mesmo). É um problema mais mental e de liderança do que de qualquer outra ordem. Ricky Rubio, por sua vez, sempre teve problemas com seu arremesso (ele é "baixo", com uma mecânica dura até) e terá que evoluir muito pra deixar seus tiros tão confiáveis quanto quer Flip Saunders e necessita o Minnesota para os próximos anos.

Vamos ver quem se adapta às novas funções mais rápido. Você apostaria em quem? Concorda com as análises de Kidd e Saunders? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.