Topo

Bala na Cesta

Canadá, o último teste de Zanon antes da Copa América Feminina

Fábio Balassiano

18/08/2013 01h22

De novo não houve transmissão de televisão e (ao menos pelas fotos) de novo o ginásio vazio. Mas no final o desfecho foi o mesmo quando se trata do clássico Brasil x Argentina no basquete feminino. Vitória da seleção de Zanon por 76-66 no Super 4 de São Carlos e decisão do título do torneio neste domingo, às 13h, aí sim com Sportv prometendo exibir (sobre as canadenses, falo logo abaixo). Alguns pontos sobre o triunfo contra as hermanas deste sábado:

1) Débora Costa (foto à direita), armadora que gosto muito (leitura de jogo excelente, velocidade e personalidade), foi a cestinha com 19 pontos (quatro bolas de três convertidas). Grande notícia, esta, visto que Débora é uma das (inúmeras apostas) de Zanon neste processo de renovação.

2) Se na sexta-feira foi a vez de Sassá, Maria Carolina e Ramona estrearem na seleção adulta, neste sábado foi a vez da jovem Izabella Sangalli, uma das grandes promessas das divisões de base do basquete feminino brasileiro, debutar. Aos 18 anos, a ala teve dez minutos em quadra e anotou seus dois primeiros pontos na adulta. Esta vai longe.

3) Um ponto, ao menos pelas estatísticas tem me preocupado muito desde o começo da preparação da seleção – o número excessivo de erros. Ontem foram 19 (diante de Poro Rico, na sexta-feira, 18). Para uma competição de nível maior (Mundial ou Olimpíada), este fator será decisivo para uma vitória ou derrota. É óbvio que o fato de ser uma equipe bem jovem influencia muito, mas (e isso já falo há algum tempo) a parte de fundamentos de uma base massacrada como é a brasileira também fala muito por aqui também. Zanon vai ter que perder boas horas de seu treinamento para corrigir essas falhas da formação que há por aqui, quanto a isso não tenho dúvidas.

4) De novo Damiris (17 pontos e 14 rebotes – na foto à esquerda) e Clarissa (15+5) foram muito bem. Por aqui nenhuma novidade. Estou animado pra ver o que as duas farão em Americana, onde formarão o garrafão da equipe na próxima temporada.

Neste domingo será o último teste de Zanon antes da convocação para a Copa América da Cidade do México, que dá 3 vagas para o Mundial e acontecerá no fim do próximo mês (de 21 a 28 de setembro). O Canadá tem um bom time, quase nunca vence o Brasil mas vira e mexe dá um trabalhão devido a seu jogo cadenciado e sem muitos erros. Para as meninas que ainda buscam vaga no Pré-Mundial, uma nota alta na última análise do técnico Zanon deve valer boa nota. É acompanhar pra ver o que Zanon poderá fazer na convocação final.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.