Topo

Bala na Cesta

Usando critério idade, site faz ranking de times NBA - quem é o melhor?

Fábio Balassiano

11/08/2013 11h30

Quando comecei a ler o artigo de Amin Elhassan (aqui e aqui – mas só pra quem assina o ESPN Insider) sobre um suposto ranking da NBA usando o critério idade achei uma loucura. Mas no final fez um sentido danado não para o presente, mas sim pra projetar muita coisa do futuro. E o que fez o ex-diretor de operações da NBA? Amin pegou todos os times, colocou apenas os menores de 25 para o elenco da próxima temporada e começou a analisá-los.

Não chega a ser surpresa que o melhor da NBA no quesito (de novo, APENAS jogadores com menos de 25 anos) seja o Oklahoma City Thunder, que tem três de seus cinco titulares (Russell Westbrook, Kevin Durant e Serge Ibaka – na foto à direita) abaixo da linha de corte de Amin (além do trio, outros sete estão nessa categoria, o que prova que o elenco é ótimo hoje, e pode ser ainda melhor em pouquíssimos anos).

Depois do OKC estão New Orleans Pelicans (Anthony Davis, Tyreke Evans, Eric Gordon, Jrue Holiday, Pierre Jackson, Darius Miller, Austin Rivers, Jeff Withey), Utah Jazz (Trey Burke, Derrick Favor, Enes Kanter), Cleveland Cavs ( Anthony Bennett, Kyrie Irving, Sergey Karasev, Tristan Thompson, Dion Waiters e Tyler Zeller), Chicago Bulls (Derrick Rose e Jimmy Butler, por exemplo), Houston Rockets (James Harden e Chandler Parsons, dois titulares), Golden State (Harrison Barnes e Klay Thompson, dois que fizeram estrago na temporada passada), Detroit Pistons (Greg Monroe, Andre Drummon, Peyton Siva e Brandon Jennings), Portland Trail Blazers (CJ McCollum, Damian Lillard e Nicolas Batum) e Minnesota Timberwolves (Ricky Rubio, Kevin Love, Shabazz Muhammad, Alexey Shved e Derrick Williams) fechando os dez melhores.

Tampouco surpreende que no final da lista dos 30 times estejam times que ainda apostam nos núcleos que deram, e ainda dão, resultados no presente. No Ranking de Amin, o Lakers é o último (e de fato de jovem, jovem mesmo, apenas Robert Sacre e Ryan Kelly). Na frente dele estão Dallas Mavericks, Miami Heat, Brooklyn Nets (que apostou pesado em veteranos como Jason Terry, Paul Pierce, Kevin Garnett e Andrei Kirilenko), New York Knicks (por causa de Iman Shumpert – na foto) e, claro, o San Antonio Spurs.

O ranking usa critérios subjetivos, como Amin mesmo diz, na análise dos jogadores com menos de 25 anos. Mas é bacana demais olhar como os times são hoje e fazer uma projeção para a NBA dos próximos anos. Como fará o Los Angeles Lakers para se reinventar depois que Kobe Bryant se aposentar em no máximo quatro, cinco anos? O San Antonio Spurs, que sempre deu aula de montagem de elenco, seguirá mandando na liga depois que Manu Ginóbili e Tim Duncan se aposentarem? O Oklahoma City Thunder, certamente o mais jovem dos ótimos núcleos, terá força mesmo pra ganhar um título? São perguntas demais que me fiz olhando para a página da ESPN neste domingo, mas uma única certeza: já estamos sem NBA há muito tempo e a saudade é grande.

O que acham desse ranking, pessoal? Comentem!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.