Topo

Bala na Cesta

Com ou sem estrelas, a constatação clara da seleção masculina: o trabalho de Magnano segue fantástico

Fábio Balassiano

05/08/2013 11h10

O Brasil nem precisou suar ontem à noite para bater facilmente o México por 94-68 no Super 4 de Salta, Argentina, para ficar com o título da competição (eu, sinceramente, me pergunto como os hermanos conseguiram perder do time mexicano, fraco toda vida).

E muito, muito mais impressionante do que as duas boas vitórias que vieram no fim de semana (nesta semana haverá três compromissos no Brasil – quarta-feira em São Carlos contra o Uruguai e depois o Super 4 de Anápolis) é verificar que com ou sem estrelas o trabalho de Rubén Magnano (foto à esquerda) a frente da seleção brasileira segue sendo excepcional.

Para quem acompanha o NBB e olha um jogo (qualquer jogo) do time de Magnano (excluindo, claro, o fator qualidade dos elencos) vê uma diferença assustadora em termos de concepção de basquete, de intensidade defensiva e de organização de ataque.

Poderia citar números do Super 4 aqui, mas nem creio que seja necessário. É só olhar como funcionam jogadores que tresloucadamente chutam de três de qualquer maneira em solo nacional com treinadores daqui e o comportamento deles quando vestem a camisa da seleção – chega a ser engraçada a consciência de basquete que é "criada", ou lembrada, tão rapidamente por rapazes que são chamados de compulsivos em sete, oito meses do ano e, agora, conseguimos enxergar leitura de jogo onde achávamos não existir.

É óbvio que com Anderson, Splitter, Leandrinho e Nenê a qualidade de qualquer seleção do mundo aumentaria – e pode ser que isso aconteça no Mundial de 2014. Mas, independente disso, a qualidade do trabalho de Magnano merece ser muito aplaudida desde que ele assumiu o comando do time às vésperas do Mundial de 2010, causando uma verdadeira transformação no basquete da seleção que teimava em jogar um basquete que, em âmbito internacional, não existe mais há 15 anos.

O título da Copa América me parece palpável, mas já dá pra sonhar com algo maior no Mundial do próximo ano. Seria um prêmio a estes atletas (Alex, Giovannoni, Splitter, Huertas etc.) que há tantos anos ralam na seleção e principalmente uma reverência a Magnano, craque das pranchetas.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.