Topo

Bala na Cesta

Brasil perde da França e está eliminado do Mundial Feminino Sub-19

Fábio Balassiano

26/07/2013 09h17

Terminou a saga da seleção brasileira feminina no Mundial Sub-19 da Lituânia. E terminou de maneira amarga, dura. O time de Janeth Arcain (foto) não fez um grande jogo na manhã desta sexta-feira, não conseguiu fazer mais de 15 pontos em nenhum dos períodos e perdeu da França por 51-39 nas quartas-de-final da competição. Com o resultado, o time, que chutou 29% na partida (14/49 ao todo e 1/12 de fora), disputará apenas do quinto ao oitavo lugar no torneio de consolação.

O começo do jogo até que foi bom, com o Brasil abrindo vantagem no primeiro período (10-6), mas aquele apagão já conhecido do basquete nacional apareceu com força. A França marcou bem, viu as brasileiras ficarem cinco minutos sem pontuar e fecharam com 20-12 nos primeiros dez minutos (16-2 na sequência). O segundo período foi recheado de erros, e as europeias saíram pro intervalo com 31-19 após fracos 11-7 em dez minutos. Àquela altura, Ramona e companhia chutavam 7/26.

O segundo tempo veio, o Brasil deu a impressão que viraria o jogo e a diferença chegou a cair pra um ponto apenas (34/33). Venceu o período por 14-6 (4/9 nos chutes), reduziu o déficit pra quatro pontos (33-37) e deu esperança pro último período. Mas a bola subiu, e a seleção de novo se apagou, sumiu. Fez apenas seis pontos (3/14 nos arremessos), errou demais (ao todo foram 14 desperdícios, com 15 pontos europeus vindo através deles), viu as francesas abrirem vantagem e perderam o jogo por 51-39, sendo eliminadas nas quartas-de-final da competição sem ter conseguido marcar mais de 15 pontos em um jogo de mata-mata. Assim fica bem difícil ganhar qualquer partida eliminatória em âmbito mundial – em qualquer categoria. Principal jogadora do time, Ramona teve 2/11 (9 pontos) e quatro erros. Sassá, outra brilhante na competição, saiu-se com 5/13, 11 pontos e nove rebotes.

A campanha foi boa, isso não resta dúvida (vitórias contra Rússia e Sérvia, principalmente), mas a seleção brasileira feminina Sub-19 não conseguiu vencer os rivais mais difíceis (Austrália, Espanha e França). Não é demérito algum, e talvez mostre realmente em que patamar o país está no ranking de forças do basquete feminino mundial (atrás de EUA, Austrália, França e Espanha, que, sem coincidência alguma, devem fazer a semifinal da competição). Pra quem não investe direito, não é surpresa. Deveria servir de lição pra Confederação, mas a gente sabe que não vai acontecer absolutamente nada na entidade máxima.

Sofreu com o time de Janeth? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.