Topo

Bala na Cesta

Joinville anuncia saída, e NBB6 não terá representante do Sul do Brasil

Fábio Balassiano

25/07/2013 01h14

No dia 13 de julho, o site da Liga Nacional colocou uma notícia informando sobre a possibilidade da próxima edição do NBB ter 21 times. Lá havia uma declaração do presidente Cássio Roque (foto à esquerda): "É uma alegria muito grande estar aqui reunido para mais uma Assembleia Geral. Temos que comemorar os avanços que conseguimos e as dificuldades que superamos. Claro que temos muito a evoluir, mas é nítida a evolução do campeonato desde o primeiro NBB".

Onze dias depois, porém, o número diminuiu: Joinville, equipe que havia disputado todas as cinco edições do NBB, anunciou ontem que não conseguiu levantar os recursos necessários pra disputar a sexta edição do torneio (aqui o link, do Portal Joinville, pra mais informações). O clube do Sul do país, que já passou por dificuldades no NBB5, não conseguiu os cerca de R$ 2,5 milhões anuais que buscava com patrocinadores pra manter o seu projeto por quatro temporadas (o projeto, arrojado sem dúvida alguma, era de construção, longo prazo). O release, aliás, veio com uma sinceridade invejável: "Não conseguimos nem 15% do valor necessário previsto no projeto".

Conversei ontem com Leonardo Roesler (foto à direita), que faz parte do Comitê Gestor do Joinville, e era óbvia a sua tristeza (ao mesmo tempo, impressionou-me a sua coragem de buscar um projeto de longo prazo – quatro anos -, o arrojo de ideias e a serenidade nas palavras pra tentar contornar um momento delicado pro clube e cidade). Embora o time tenha até o dia 13 de agosto pra conseguir patrocinadores, ele próprio não acredita que isso seja possível. Joinville, como disse acima, disputou todas as edições do NBB e deixará a próxima edição da principal competição nacional sem nenhum representante da Região Sul do país.

Além disso, apenas Flamengo, Brasília, Minas, Bauru, Franca, Vila Velha, Pinheiros, Paulistano e São José passam a ser os times que disputaram TODAS as edições do NBB. São 9 dos prováveis 20 times do próximo campeonato, o que não é pouco, mas ao mesmo tempo perde-se um dos "primogênitos" da pedra fundamental daquela longínqua temporada 2008/2009.

É um baque para Joinville, mas é algo que merece reflexão maior não só do time, mas também da Liga Nacional e do basquete brasileiro como um todo. A cidade catarinense abraçou a modalidade há alguns anos, quando Alberto Bial levou o projeto pra lá, tornou-se uma das forças do NBB, tinha um sólido projeto de sócio-torcedor, constante presença nas redes sociais e agora cai com o mesmo problema que a própria LNB sofre – falta de patrocinadores (a entidade que organiza o campeonato possui, hoje, apenas a Caixa e o Vitamin Drink como mantenedores).

Não é um cenário de terra arrasada – nem pra Liga e nem pro clube, que promete se mexer pra voltar pro NBB 7 (Leonardo me disse que não é intenção da franquia jogar a segunda divisão, não), mas merece um momento de reflexão, de análise sobre a situação do basquete brasileiro no momento. Sai de cena uma cidade que ama basquete. É uma pena.

Concorda comigo? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.