Topo

Bala na Cesta

No Mundial Feminino Sub-19, Brasil sofre primeira derrota contra a Austrália

Fábio Balassiano

23/07/2013 11h42

Ninguém achou que seria fácil, né. E não foi. O Brasil até que saiu na frente (fez 12-11 no primeiro período), mas não aguentou o ritmo da Austrália, e perdeu a sua primeira partida no Mundial Sub-19 Feminino que está sendo disputado na Lituania. O resultado, de 69-51, não deixa dúvidas sobre a superioridade das fortíssimas rivais na partida desta terça-feira. Alguns pontos interessantes:

1) O ponto mais importante, e isso não sei exatamente o motivo, foi a intensa rotação que Janeth deu ao seu time hoje. Pode ser pelo cansaço de uma competição sem muita folga, pode ser que seja pra prevenir lesões, pode ser que esteja pensando lá na frente. Mas Isabela Ramona e Sassá, as principais jogadoras do time, tiveram 19 e 23 minutos, respectivamente (do outro lado, Talbor, Mijovic e Samuels jogaram mais de 33 minutos). Dez das 12 atletas atuaram por 11 ou mais minutos (algo que não havia ocorrido em tamanha escala neste Mundial). Tentarei entender o que houve, mas está claro que houve algum planejamento de Janeth e sua comissão técnica.

2) O aproveitamento de arremessos foi terrível hoje (21/56, ou 37,5%), e o de três pontos nem existiu (1/14). Pra jogo de mata-mata isso vai precisar melhorar, e melhorar muitíssimo.

3) O Brasil cometeu 14 de seus 20 erros no primeiro tempo. Cedeu 16 pontos através desses desperdícios pra Austrália. Pra time forte, o índice de "dar" 23% dos pontos assim, tão fácil, é muita coisa.

4) A defesa do Brasil não conseguiu ser tão efetiva nesta manhã. Noves fora os quatro roubos de bolas (pior marca no Mundial), permitiu mais de 45% de eficiência nos chutes de fora (8/17).

Amanhã o rival é a Espanha (14h15 de Brasília) e a situação é a seguinte (conto, desde já, com a vitória espanhola contra as russas no último jogo do dia): se o Brasil vencer a Espanha, haverá tríplice empate entre brasileiras, espanholas e australianas (5/1), com as primeiras posições sendo definidas no saldo de pontos (algo que as meninas de Janeth já saem atrás, visto que perderam de 18). Caso perca, passa em terceiro (Espanha em primeiro, Austrália em segundo) e enfrenta provavelmente a França, campeã europeia Sub-18 (também é a atual vice-campeã olímpica no adulto), nas quartas-de-final em jogo de mata-mata (e, pensando em longo prazo, os Estados Unidos apenas na final).

Acompanhou o jogo? Sofreu muito? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.