Topo

Bala na Cesta

Greg Oden quer voltar à NBA - vale a pena arriscar?

Fábio Balassiano

22/07/2013 11h02

A notícia vinha tomando forma, e neste fim de semana ao que parece se confirmou: Greg Oden receberá propostas (sim, no plural) de times da NBA. San Antonio Spurs, Dallas Mavericks e Miami Heat já falaram com ele e pediram informações médicas, e nesta semana será a vez de New Orleans Pelicans e Sacramento Kings baterem um papo com o pivô.

Para quem não lembra, Oden, agora com 25 anos, foi o primeiro escolhido no Draft de 2007 (um tal Kevin Durant ficou em segundo lugar), mas nunca encontrou moleza na NBA. Sofreu terrivelmente com lesões nos dois joelhos e anunciou que iria tirar a temporada passada para (segundo ele) definitivamente se curar completamente antes de retornar ao melhor basquete do mundo.

Com 2,13m e bom tempo de bola para tocos e rebotes (embora limitado no ataque), Oden pode ser a aposta de times já arrumados e que podem se dar ao luxo de darem um contrato mínimo a ele (Mavs, Spurs e Heat se encaixam aí), ou de jovens times que, desesperadamente, precisam ganhar pra deixar as coisas mais calmas (o Pelicans tem urgência com os novos reforços; os Kings, com os novos donos e o eterno fantasma de mudar de cidade).

Deste canto, e obviamente longe (não vi treinamento ou exame médico do cara pra julgar qualquer coisa), parece claro que, como já disse e repeti nos parágrafos anteriores, trata-se de uma aposta de qualquer time. Greg Oden nunca foi uma sumidade técnica – e muito menos física. Caso tenha recuperado seus joelhos, pode contribuir com 20, 25 minutos por jogo e levar times já ótimos (Spurs ou Heat) a ficarem ainda melhores.

Concorda comigo? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.