Topo

Bala na Cesta

Brasil vence a Sérvia e avança invicto à segunda fase do Mundial Feminino Sub-19

Fábio Balassiano

20/07/2013 09h32

Foi (de novo) um começo hesitante, errático da seleção brasileira feminina Sub-19 no jogo da manhã deste sábado contra a Sérvia no Mundial da categoria que está sendo disputado na Lituânia. Após um primeiro período ruim (18-13 para as europeias), a equipe de Janeth tampouco foi bem no segundo quarto e foi pro intervalo perdendo de 31-27 tendo chutado 8/25 e cometido 12 erros em 20 minutos de atuação.

Mas o segundo tempo veio, e tudo mudou – e mudou pra melhor. Os erros diminuíram (apenas cinco nos 20 minutos finais), as bolas caíram (incrível aproveitamento de 22/30 nos arremessos) e o jogo fluiu como deveria. Líder do time, Isabela Ramona apareceu (20 pontos, seis assistências e cinco rebotes), mas não sozinha. Maria Carolina (foto à direita) foi brilhante (15 pontos e 9 rebotes) e Izabella Sangalli (foto à esquerda) saiu do banco para ajudar a reescrever a história de uma partida difícil até aquele momento. Izabella, menina talentosa pacas, anotou 12 de seus 14 pontos na segunda etapa (ainda deu 4 assistências e roubou duas bolas) e ajudou o Brasil a sufocar a Sérvia com boa defesa (13 roubos e 27 pontos através dos 23 erros das adversárias) para vencer as difíceis rivais por 80-66 (53-35 na segunda etapa), fechando a primeira fase do Mundial de forma invicta (triunfos contra sérvias, russas e sul-coreanas).

Outros dados interessantes:
1) De novo o Brasil pontuou bastante dentro do garrafão (48 dos 80 pontos vieram lá dentro, ou 60%).
2) De novo o Brasil mostrou que não é viciado em bolas de três pontos (foram apenas seis tentativas, para duas conversões). Ao todo, o time deu 55 arremessos. Em três jogos, AO TODO foram 24 arremessos de fora tentados (oito por partida), com 11 convertidos.
3) Sassá de novo foi muito bem, com 10 pontos e 7 rebotes.
4) Dentro de seu grupo, certamente o mais difícil do Mundial Sub-19, o Brasil venceu a vice e a terceira colocada do Europeu Sub-18.

Invicto e confiante, é assim que o Brasil vai pra segunda fase do Mundial Sub-19. Lá, o time enfrentará Austrália, Espanha (as duas seleções medem forças hoje pra saber quem avança também invicto) e Argentina ou Japão (sul-americanas e asiáticas jogam hoje e quem ganhar passa em terceiro lugar).

Os quatro melhores de cada um dos grupos da segunda fase que irão se formar avançam às quartas-de-final, que será disputada no mata-mata já tradicional. Não gosto de projetar muita coisa, mas é inegável que o caminho para ficar entre os quatro melhores está sendo muito bem pavimentado. Com 3-0, o Brasil deve vencer Japão ou Argentina sem maiores problemas (por incrível que pareça prefiro as hermanas) e disputar do primeiro ao terceiro lugar da chave com Austrália e Espanha.

Ainda é cedo, tem muita coisa pra rolar ainda, mas a campanha das meninas no Mundial Sub-19 da Lituânia que quase ninguém acompanha (que pena!) é estupenda, maravilhosa até o momento. Duas vitórias contra potências europeias e uma contra o trauma chamado Coreia do Sul fazem o time brasileiro forte candidato a terminar entre os melhores da competição.

Que assim continuem, meninas!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.