Topo

Bala na Cesta

Com Andrei Kirilenko, Nets ficam ainda mais fortes pra chegar à final do Leste

Fábio Balassiano

12/07/2013 02h02

Confesso que quando li estranhei, me assustei. Mas, sim, a notícia foi confirmada no fim da tarde de quinta-feira. Empolgado por jogar no time cujo proprietário também é russo (Mikhail Prokhorov), o ótimo Andrei Kirilenko aceitou ganhar três vezes menos do que ganharia no Minnesota (US$10,2mi), rescindiu contrato com o Wolves e assinou por um ano com o Brooklyn Nets por US$3,1 milhões (caso queira, o jogador tem o poder de decisão para renovação para a temporada 2014/2015).

Não sei se vocês se ligaram no estrago que a chegada de Kirilenko acaba de concluir no Brooklyn, mas com o ótimo ala por lá os Nets já surgem como principais candidatos a desbancar, ou ao menos duelar de igual pra igual, com o Miami Heat no Leste na próxima temporada.

Para quem não lembra, os Nets, que parecem não estar nem aí pro tal teto salarial da NBA (o russo é mão aberta), fecharam com Paul Pierce, Jason Terry e Kevin Garnett (a transferência será anunciada amanhã oficialmente) na negociação com o Boston Celtics e reforçaram o banco com o bom Shaun Livingston para comer os minutos do titular Deron Williams.

Com isso, o quinteto inicial ficará com D-Will, Joe Johnson, Paul Pierce, Kevin Garnett e Brook Lopez. No banco virão Livingston, Terry, Kirilenko, o calouro Mason Plumlee, Mirza Teletovic e Andray Blatche. Elenco de primeiríssima linha para o treinador novato Jason Kidd (foto à direita) começar a sua carreira e para pensar em algo grande, bem grande logo neste campeonato, não? É óbvio que Garnett e Pierce são veteraníssimos, que Deron e Joe Johnson nunca foram longe em pós-temporada e que Kidd é um treinador sem experiência alguma, mas é um grupo de jogadores de altíssima qualidade, com ótimos defensores (principalmente AK-47 e Kevin Garnett) e com um cara com poder de decisivo para os grandes jogos (Pierce).

Acho que está claro quem será o grande rival do Miami Heat no Leste para a próxima temporada – e confesso já imaginar a faísca que pode sair em um reencontro de KG e Pierce não só com LeBron James e Dwyane Wade, mas principalmente (vejam como o mundo dá voltas) com Ray Allen, que largou o barco verde antes de todo mundo e acabou, mesmo que indiretamente, sendo um dos grandes responsáveis pelo fim do Big 3.

Concorda comigo? Os Nets já surgem como um dos postulantes ao título do Leste? Ou ainda é cedo? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.