Topo

Bala na Cesta

O fim do Big 3: depois de perder Doc Rivers, Boston trocará Garnett e Pierce pro Nets

Fábio Balassiano

28/06/2013 10h30

A noite do Draft foi maluca, como escrevi no post anterior (link aqui). Mas a principal notícia veio mesmo algumas horas atrás quando Adrian Woj (sempre ele) noticiou primeiro que o Boston Celtics estaria definitivamente implodindo a parte final de seu Big 3 (Ray Allen já tinha se mandado) ao aceitar a troca proposta pelo Brooklyn Nets por Kevin Garnett e Paul Pierce.

De acordo com Woj, a troca só pode ser oficializada em 10 de julho, mas está tudo acertado. A negociação ficou assim (atenção que não é fácil):

– O Brooklyn receberá Jason Terry, Paul Pierce e Kevin Garnett (formando um ótimo time que será comandado pelo agora técnico Jason Kidd com Deron, Joe Johnson, Pierce, Garnett e Lopez, com Terry e o agora pivô calouro Mason Plumlee, que deve aprender e sofrer um bocado nas mãos do professor KG).

– O Boston, agora oficialmente no famoso rebuild (reconstrução), receberá Gerald Wallace e seu monstruoso contrato de US$ 30mi até 2016 (será que vão anistiar?), o contrato expirante de Kris Humphries, Reggie Evans e Keith Bogans, além de escolhas de primeira rodada no aguardado Draft de 2014, de 2016 e 2018 (isso é o principal, na verdade). Se Danny Ainge tinha carta branca para remontar a franquia, o cenário está posto. Ainda sem técnico, folha salarial razoavelmente vazia, Rajon Rondo (a mala sem alça que brigou com meio mundo nos Celtics, diga-se de passagem), Brandon Bass e Jeff Green como esteios experientes e uma pancada de jovens lutando por espaço (um deles, inclusive, é o brasileiro Fab Melo, que agora terá bons minutos para mostrar seu basquete.

É o fim do time que ganhou o título da NBA anos atrás. É o fim definitivo do trio que fez o Boston voltar a viver dias melhores. É, provavelmente, o começo de um momento de novas derrotas para os Celtics. E é, sobretudo, o momento de ver como este Brooklyn Nets, que pagará uma das maiores folhas salariais da história da NBA (se não vier mais nenhum reforço ficará em mais de US$ 100 milhões – haja taxa de excesso que será paga pelo russão lá, hein…), ficará em quadra.

O que achou da negociação. Ficou surpreso? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.