Topo

Bala na Cesta

Por e-mail, vice-Presidente do Flamengo reafirma posição contrária aos convites pro NBB

Fábio Balassiano

11/06/2013 11h30

Recebi um extenso e interessante e-mail ontem de Alexandre Póvoa (na foto ao lado de Marquinhos), Vice-Presidente de Esportes Olímpicos do Flamengo. Neste, o dirigente conta um pouco de como foi o processo de montagem do agora campeão do NBB5, das dificuldades que enfrentou (o Garrafão Rubro-Negro reproduziu boa parte do texto aqui), dos próximos passos e principalmente sobre a entrada de Fluminense e Goiânia para a próxima temporada (o clube da Gávea votou contra). Ele mesmo relata o desconforto no e-mail:

"Na semana passada, a LNB, através do seu Conselho de Administração, do qual o Flamengo faz parte, tomou a decisão de incluir o Fluminense e o Goiânia em sua próxima edição através de convite. Queremos deixar claro ao torcedor flamenguista e ao público em geral que o voto do Flamengo foi CONTRA o convite, o que ficou registrado em ata. O Flamengo entende existir dois modelos possíveis a serem seguidos a médio longo prazo pela NBB:

– O primeiro que é o atual, com acesso e descenso, sem hipótese de entrada de novos participantes que não seja via critérios técnicos de classificação.

– O segundo corresponde ao estilo NBA, onde critérios financeiros de investimento mínimo na composição das equipes e cumprimento de uma série de OUTRAS exigências (como ginásios de bom nível e com capacidade mínima) definem a participação, sem a necessidade de classificação dentro da quadra.

O pior dos mundos, em nossa opinião, é burlarmos a regra da entrada do modelo 1, sem as exigências de contrapartidas do modelo 2 (para todos os participantes). No entanto, como participante da liga e campeão do NBB 6, o Flamengo acata a decisão da maioria e torce para que os dois novos participantes entrem no processo em andamento de engrandecimento e popularização do basquete brasileiro. Confiamos plenamente na atual direção da LNB, formada por pessoas competentes e de alto nível. Novamente, não podemos mais retroceder um milímetro em termos de organização e crescimento".

Está bem clara a posição do Flamengo, atual campeão do NBB, não? Meus sinceros parabéns ao Flamengo pela clara posição.

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.