Topo

Bala na Cesta

Na final da NBA, Tiago Splitter supera desconfiança e se firma no Spurs

Fábio Balassiano

29/05/2013 11h55

Tiago Splitter comeu o pão que Popovich amassou nas últimas três temporadas. Melhor pivô da Europa atuando pelo Baskonia, teve praticamente seu currículo rasgado quando passou a vestir a camisa 22 do San Antonio Spurs.

Não era falta de carinho ou "burrice", como alguns pachecos chegaram a alegar, mas sim parte do planejamento de Pop e do Spurs com Splitter – algo semelhante ao que fora programado com o argentino Fabricio Oberto no mesmo Spurs do começo de século.

Na primeira vez que falei com Oberto, em uma entrevista, ele me disse o seguinte quando da chegada de Tiago no Spurs: "Se tiver paciência ele vai vencer. Popovich é chato, vai mudar o jogo dele, mas se tiver sangue frio vai longe. Comigo foi assim: primeiro ano só treino, no segundo quadra e no terceiro eu era titular".

Deixei aquilo anotado, mas confesso que em alguns momentos cheguei a duvidar do que Oberto me disse. Ano passado Splitter levou um esporro homérico na decisão do Oeste, mas (seguindo o que o argentino pedia) teve paciência.

Mudou o arremesso, fico mais ágil, corrigiu a mecânica dos até então erráticos lances-livres e manteve a técnica de sempre. Virou titular absoluto do San Antonio Spurs e peça fundamental no esquema do antes-carrasco-agora-mito-da-pachecada Gregg Popovich.

Na final do Oeste contra o Memphis, Tiago inibiu Marc Gasol, que tinha acabado com o Thunder, moeu Zach Randolph (contra o brasileiro Z-Bo chutou menos de 32%), foi elogiado por Tim Duncan, pelo treinador adversário (Lionel Hollins disse que a marcação de Splitter nos picks foi se sensacional) e ganhou o respeito da
mídia norte-americana que antes o chamava de "lento" pra baixo.

Tiago venceu, venceu na liga mais difícil do mundo. Será o segundo brasileiro na final da NBA e terminará a temporada como um dos agentes-livres mais cobiçados do mercado para o próximo campeonato.

Onde quer que ele jogue, o mundo agora sabe que o melhor pivô da Europa de anos atrás conseguiu, sim, fazer a "migração" para a NBA. Seguindo as dicas de Oberto, teve paciência, ganhou a confiança de Pop e agora é referência em um timaço de bola.

Tiago só nos enche de orgulho, não?

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.