Topo

Bala na Cesta

Via defesa, Indiana tenta abrir vantagem contra o Miami no jogo 3 da final do Leste hoje

Fábio Balassiano

26/05/2013 13h45

O "se" não joga, eu sei disso, mas ninguém que está acompanhando a final do Leste pode negar que o Indiana Pacers, que venceu o jogo 2 para empatar a série em 1-1 na sexta-feira, poderia estar tranquila e surpreendentemente vencendo a decisão da conferência por 2-0 caso tivesse defendido bem a infiltração de LeBron James naquele primeiro duelo de quarta-feira.

Águas passadas não movem moinhos, sabemos disso, e logo mais às 21h30 Indianápolis recebe o Miami Heat para o jogo 3 da até agora empatada série decisiva do Leste (o Space exibe na TV e a ESPN manda bala nas ondas do rádio). Para se ter uma ideia da importância do jogo, é o primeiro jogo de uma final de conferência na cidade desde 30 de maio de 2004, quando o indiana perdeu do Detroit de 83-65. A última vitória do Pacers em uma final do Leste jogando em casa veio justamente nesta série contra o Pistons, mas no dia 22 de maio de 2004, quando venceu por 78-74 o Detroit (há mais de nove anos, portanto).

E mais uma vez os Pacers contarão com sua estupenda defesa para manter o Miami fora de sua zona de conforto. O time não tem tido remédio para segurar LeBron James (ninguém no mundo tem, pra ser sincero), mas tem contido muito bem as armas coadjuvantes do Miami que foram tão bem nos últimos anos. Shane Battier, que chutou para mais de 43% de três pontos na temporada regular, registra 0/6 nos dois primeiros jogos contra o Indiana. Outro mão quente, Ray Allen teve 41% na fase de classificação e contra os Pacers tem 1/6. Ou seja: está claro que o trabalho de Frank Vogel para segurar as peças de apoio do Miami tem surtido muito efeito.

Aliás, Vogel falhou demais no jogo 1 ao retirar de quadra Roy Hibbert o momento decisivo (algo que ele mesmo admitiu), mas tem sido brilhante na estratégia nesta série. Ele tem começado forçando o jogo em cima dos pivôs (reparem que a bola praticamente só "procura:" David West e Hibbertt nos priumeiros minutos), deixando a marcação do Miami concentrada nos gigantes, para depois liberar George Hill e Paul George para os arremessos. Como não tem muitas armas para segurar os grandalhões do Pacers, o Miami fica de mãos atadas em alguns momentos do jogo. Quando ajusta, Vogel solta os rapazes de fora do garrafão para brilhar. Nota 9,75 pra ele até então.

E hoje, será que Erik Spoelstra tem algum remédio para Vogel? Será que o Indiana continua moendo na defesa e vence o jogo 3 da final do Leste? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.