Topo

Bala na Cesta

Com clima tenso, Flamengo e São José decidem vaga na final do NBB nesta noite

Fábio Balassiano

25/05/2013 01h26

Será conhecido logo mais o último finalista do NBB. A partir das 21h45 deste sábado, Flamengo e São José disputam na HSBC Arena, no Rio de Janeiro, o quinto e decisivo jogo de uma série pra lá de disputada e tensa. Tensa principalmente por causa do jogo 4 que ocorreu no Vale do Paraíba e cujos momentos de terror eu não preciso ficar lembrando aqui. Só queria ressaltar alguns fatos:

1) Chega a ser bizarro que o site da Liga Nacional sequer mencione, em suas matérias (houve apenas a Nota Oficial), a confusão de quinta-feira. Nem no pós-jogo, nem no texto de ontem. Como se nada tive acontecido. Qual o motivo disso? Estão querendo esconder o quê?

2) Torço, sinceramente, para que atletas, comissões técnicas e arbitragem tenham noção de que está em jogo logo mais não só uma vaga na final do NBB, mas principalmente o nome do basquete brasileiro – que ganha 10 pontos a cada realização de NBB, mas que perde uns 30 toda vez que vai para a capa de jornal com brigas e tumultos. Depois do vexame de quinta-feira, nova confusão pode colocar ainda mais pra baixo o nome da modalidade. Que eles tenham apenas isso em mente. Pedir serenidade para eles, porém, parece um pouco difícil.

3) Ontem comentei aqui que esperava uma punição rápida e exemplar aos loucos que se envolveram em confusão em São José, e acho que posso ter deixado uma impressão errada sobre a Liga Nacional. A LNB não tem poder de punir atletas, técnicos ou qualquer personagem. A queixa é encaminhada ao SJTD, que, este sim, decide se vai punir, e como punir os envolvidos. Fico triste que nada tenha ocorrido para o jogo deste sábado, mas é bom pontuar as responsabilidades de cada um aqui. A única certeza que tenho é: precisa-se de agilidade para julgar um caso como este.

4) Alguém pode dar um calmante a Marcelinho Machado e Fúlvio antes do jogo de hoje?

5) Eu não tenho poder nenhum de pedir algo a torcida do Flamengo, mas espero que eles façam o papel que cabe a torcida: torcer, apoiar o time e até xingar o rival. Mais que isso, não. Mais que isso, como li nas redes sociais, blogs e fóruns de torcedores não é recomendável. Que façam o que quiserem, desde que esteja dentro dos parâmetros básicos da civilidade.

6) Qual será o esquema de segurança para atletas e torcedores logo mais? Você, querido leitor, se sente/sentiria seguro para levar sua família ao ginásio nesta noite de sábado? Seja sincero!

Queria falar do jogo, mas me parece impossível, né. O clima da série é tenso, bem tenso, e o jogo de logo mais é de alto risco. Serão mais de 10 mil rubro-negros a apoiar o time na HSBC Arena e espero que o post de amanhã sobre a peleja seja apenas sobre basquete.

Quem será que ganha logo mais? Comente!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.