Topo

Bala na Cesta

Com confusão no fim, São José bate Flamengo, empata e semi será decidida no jogo 5

Fábio Balassiano

23/05/2013 21h22

O jogo foi tão bom, mas tão bom, que eu estava achando tudo muito bacana até Marcelinho Machado me lembrar que isso aqui, ô, ô, é um pouquinho de Brasil, iá, iá. E este Brasil, o Brasil do basquete, não cantará e será feliz enquanto momentos como os que assisti agora há pouco continuarem acontecendo.

O ala do Flamengo, que nem jogando estava, entrou em quadra, meteu o dedo na cara de Fúlvio (na foto) e acabou por começar uma confusão terrível, bizarra, vergonhosa e que quase transformou a quadra em um campo de batalha por conta, teoricamente, de uma atitude pouco bacana (segundo Marcelinho, diga-se) do armador de São José. Independente de quem tenha razão, isso não pode mais acontecer. E decididamente o NBB não precisava (em um momento tão bom, com viés de alta, uma atitude assim, tão tosca, sanguinária, merece ser mais do que punida!).

A imagem da televisão foi bem clara. Marcelinho, que no final ainda soltou a seguinte pérola "é assim que ele (Fúlvio) quer jogar em seleção?", como se fosse Wlamir Marques ou Amaury Pasos (será que ele já parou pra perceber que fez parte, como protagonista absoluto, da geração que deixou o basquete brasileiro longe da Olimpíada por quase 20 anos? Vai dar exemplo, meu chapa, de quê?), chegou, colocou o dedo no rosto de Fúlvio e depois tentou uma cabeçada. Isso, insisto, de um cara que já arrumou confusão em Brasília, em Joinville, em São Paulo, o diabo. Isso, insisto de novo, de um cara que nem jogando estava, nem escalado foi devido a uma lesão no joelho. Na boa, não dá mais pra aturar isso. Um cara totalmente destemperado assim o basquete brasileiro não precisa.

Deveria começar o post falando do jogo, que foi ótimo, né, mas não deu. São José jogou muito bem, apesar de sua conhecida irregularidade quando as trocas ocorrem, venceu o Flamengo por 96-88, empatou a semifinal em 2-2 e levou a decisão do outro finalista do NBB para o quinto e último jogo, que será disputado no sábado no Rio de Janeiro às 21h30 com um clima pesado, pesadíssimo na HSBC Arena. Jefferson, com 23 pontos, Murilo, com 22, e Dedé, com 18 foram os melhores do time vencedor.

Não sei quais, mas espero sinceramente que nesta sexta-feira a Liga Nacional puna severamente os envolvidos. Se tiver que tirar três, quatro, cinco jogadores do quinto e decisivo jogo desta ótima série de basquete, que o faça. O basquete brasileiro não pode mais conviver com imagens assim.

Viu o jogo? Gostou? E a confusão no final, o que achou? Vergonha, não? Comente! Abaixo o vídeo da confusão!

Sobre o blog

Por aqui você verá a análise crítica sobre tudo o que acontece no basquete mundial (NBB, NBA, seleções, Euroliga e feminino), entrevistas, vídeos, bate-papo e muito mais.