Outra boa notícia: Liga de Desenvolvimento começa em junho com 20 times e 28 jogos
Outra boa notícia para quem gosta de basquete. Em sua terceira edição, a Liga de Desenvolvimento, competição Sub-22 da Liga Nacional para estimular os jovens do país, cresceu assutadora e felizmente de tamanho. Na edição que começa em 24 de junho haverá 20 times de 11 estados brasileiros (lista completa logo abaixo) e o mínimo de 28 partidas para cada um deles na fase de classificação.
O regulamento não é lá muito fácil, mas eu vou tentar explicar (não concordo com alguns critérios, mas, sem dúvida, para essa molecada, o mais importante é jogar, e jogar muitas vezes, como será o caso). Os 20 times fazem parte de um mesmo grupo, mas com dois subgrupos (A1 e A2). Na primeira fase, os clubes jogam duas vezes entre si nos subgrupos e uma vez contra os do outro subgrupos em partidas que valerão o dobro de pontos na classificação (daí os 28 jogos). Os oito primeiros se classificam, formam dois novos grupos e decidem vaga na semifinal e, posteriormente, na final. A LDB desta temporada tem o Subgrupo A1 jogando entre 24 de junho e 4 de julho em São Sebastião do Paraíso (MG). Depois, também na cidade do interior mineiro, entre os dias 10 e 20 de julho, será a vez de os times do subgrupo A2.
Aqui estão os clubes:
A1 – Flamengo, Paulistano, Pinheiros, São José, Tijuca, Vitória (BA), Basquete Cearense (CE), Sport-Recife (PE), Brasília (DF) e São Luis/Sampaio Correa (MA)
A2 – Bauru, Grêmio Náutico União (RS), Círculo Militar/Dom Bosco/Curitiba (PR), Franca, Limeira, Ginástico (MG), Minas (MG), Uberlândia, Goiânia (GO) e Vitória (ES)
Se as boas novidades terminassem por aí já estaria ótimo, mas tem mais, muito mais. Nesta terça-feira o Ministério do Esporte anunciou a prorrogação da parceria com a Liga Nacional de Basquete para a realização de mais três temporadas da LDB. Sendo assim, o campeonato está garantido até 2016 (o número de equipes aumentará de 20 para 24 aos poucos). Além disso, entre 31 de maio e 2 de junho os técnicos e assistentes de todos os times da LDB participarão de uma clínica técnica com as presenças de Rubén Magnano, Ricardo Bojanic (coordenador da Escola de Treinadores da Argentina), Flávio Davis (coordenador das categorias de base do Minas Tênis Clube) e Cristiano Maranho (árbitro da final dos Jogos Olímpicos de Londres 2012).
Quem dera todo dia fosse assim aqui no blog, com boas notícias, notícias que realmente mostram que o basquete quer crescer. Parabéns a Liga Nacional de Basquete, que dá uma ajuda imensa para a modalidade voltar a crescer, para voltar a estar no hall dos grandes esportes deste país. Sinceramente fico orgulhoso de ver que pessoas séries como Paulo Bassul (foto à direita), gerente técnico da LNB, tenham encontrado um porto-seguro em que podem trabalhar com seriedade e com planejamento visando o desenvolvimento do nosso querido basquete.
Cesta de três da turma da Liga Nacional! Vida longa, muito longa, a LDB!
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.